Geral

No Rio, queda de balões na rede elétrica já supera 2022

Além de falta de energia, prática pode causar incêndios

A queda de balões na rede elétrica da concessionária Light, na região metropolitana do Rio de Janeiro, superou todas as ocorrências do tipo registradas entre janeiro e dezembro de 2022. O alerta foi feito pela concessionária na manhã desta quinta-feira (22), porque a preocupação com a prática, tipificada como crime, aumenta no período de festas juninas.

No Rio, queda de balões na rede elétrica já supera 2022
© PREFEITURA MUNICIPAL DE BAEPEND/Direitos reservados

De janeiro até agora, a queda de apenas sete balões deixou 5.466 clientes da concessionária sem energia elétrica por um período de 3.928.693 de horas, segundo a Light. O município do Rio de Janeiro teve quatro ocorrências e as outras foram registradas em Queimados e São João de Meriti, na Baixada Fluminense.

Além de falta de energia, os artefatos podem causar incêndios, danos aos equipamentos e curto-circuito nas linhas de transmissão, explica a concessionária de energia elétrica.

Aeroporto em alerta

O Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, conhecido como Galeão, está em alerta com as ocorrências provocadas por balões. A concessionária que opera no local lançou a campanha de conscientização #NãoCaiBalão para apontar os perigos e a ilegalidade da prática.

De acordo com os números atualizados até maio de 2023 pela concessionária, houve 23 ocorrências de balões na área do aeroporto. No ano de 2022, foram registradas 68 ocorrências, quase a metade delas, 32, durante as festas juninas, entre junho e agosto. Com base nos dados, é esperado que o número de ocorrências se mantenha nos patamares do ano passado, ou até mesmo aumente, prevê a concessionárias.

*Colaborou o estagiário Francisco Eduardo Ferreira

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Maria Claudia - 22/06/2023 13:35:10. Última edição: 22/06/2023 13:35:10

Tags: Rio Queda De Balão Rede Elétrica

Leia também:

Incêndio em indústria tem duas vítimas em Santo André

Ocorrência foi atendida por volta de 9h, na avenida Presidente Artur da Costa e Silva. Segundo os bombeiros, por volta das 10h, as equipes ainda faziam o combate do incêndio.

Defesa vai combater garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami

Defesa vai combater garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami

Ministério das Defesa passa a executar ações preventivas e repressivas contra crimes transfronteiriços e ambientais na região de fronteira terrestre, nos rios e lagos da região.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi