Novo ministro das Cidades vai retomar programa Minha Casa, Minha Vida
Segundo Jader Filho, durante a pandemia de covid-19 mais de um milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo.
A pedido de Lula, Vinícius Marques de Carvalho será responsável em 30 dias, pela revisão do sigilo de 100 anos imposto pelo o governo de Jair Bolsonaro.
O novo ministro da CGU, Controladoria Geral da União, tomou posse nessa terça-feira (3). O advogado e professor, Vinícius Marques de Carvalho foi presidente do Cade, Conselho Administrativo de Defesa Econômica, por 4 anos.
Em seu discurso, o novo ministro disse que houve retrocessos do governo anterior nas medidas de transparência e no combate à corrupção, que devem ser prioridades em sua gestão.
O novo ministro criticou a extinção dos Conselhos que garantiam a participação social nas instituições e empresas públicas e a restrição imposta nos últimos anos à Lei de acesso à informação. Ele anunciou ainda a criação de uma secretaria de Acesso à informação e disse que na administração pública, a transparência é regra e o sigilo deve ser sempre a exceção.
A pedido de Lula, o novo ministro será responsável em 30 dias, pela revisão do sigilo de 100 anos para documentos de acesso público, que foram colocados em segredo durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Entre eles, o processo administrativo contra o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, e informações sobre o acesso dos filhos de Bolsonaro ao Palácio do Planalto. Além de dados da carteira de vacinação do antecessor e os gastos do seu cartão corporativo.
Carvalho determinou também o reexame de uma nota técnica publicada pelo governo anterior, em que limita a manifestação em redes sociais pessoais de servidores públicos críticos ao órgão do qual pertencem .
Ele disse que a punição do servidor por criticar o órgão em que trabalha é uma afronta ao direito constitucional de livre manifestação do pensamento.
A CGU é o órgão que atua na fiscalização interna das ações do governo federal e no combate à corrupção, além de investir em políticas de transparência de atos públicos.
Agência Brasil / Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 04/01/2023 08:30:03. Última edição: 04/01/2023 08:30:03
Tags: Ministro CGU Vinícius Marques De Carvalho Posse
Segundo Jader Filho, durante a pandemia de covid-19 mais de um milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo.
O Ministério da Pesca foi extinto em 2015 e agora foi recriado pelo governo Lula. Ele será composto por 4 secretarias.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.