O caso do homem que teve os pés e as mãos amarrados por policiais, Robson Rodrigo Francisco, acusado de furto em um mercado na zona sul de São Paulo, tem novo desdobramento.
Novos vídeos do caso do homem amarrado por furto em um mercado, na capital paulista, mostram como o suspeito foi contido pelos PMs.
O caso do homem que teve os pés e as mãos amarrados por policiais, acusado de furto em um mercado na zona sul de São Paulo, tem novo desdobramento. Imagens de câmeras corporais dos agentes e de sistemas de segurança revelam o momento em que Robson Rodrigo Francisco é abordado por agentes. O caso aconteceu no dia 4 deste mês.
No vídeo, uma policial pede a Robson para sentar-se na calçada para conversar com os agentes. Aparentemente alterado, Robson diz que só vai sentar se for contido à força. Então, quatro agentes tentaram contê-lo, mas ele resiste. A partir daí, não tem mais som, e o policial com câmera corporal ligada fica de costas para a ação.
No vídeo anterior, divulgado na semana passada, o homem aparece já amarrado com pés e mãos para trás, e depois o momento em que dois policiais conduzem o suspeito até uma maca e, posteriormente, o colocam assim no camburão da viatura.
Por causa dessa abordagem policial, a Associação Nacional da Advocacia Negra e o Grupo Africanize, que assumiram a defesa de Robson, informaram que esperam uma punição aos PMs, pelo Poder Judiciário. O advogado José Luiz de Oliveira Júnior justifica.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública paulista afirma que a divulgação das imagens das câmeras usadas pelos policiais, ao contrário do que foi noticiado, demonstra que o equipamento não foi desligado e registrou toda a ação. Mas acrescenta que os seis policiais envolvidos na abordagem permanecem afastados do trabalho operacional. O caso é acompanhado pela corregedoria da instituição.
Robson está preso preventivamente, e virou réu na Justiça por furto, resistência à prisão e corrupção de menor de idade. O outro suspeito do furto, Ademario Bernardo, foi preso, mas já está liberado. Já o adolescente de 15 anos, apreendido na mesma ação, segue internado na Fundação Casa.
Agência Brasil / Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Paula Castro/ Renata Batista - 23/06/2023 16:35:11. Última edição: 23/06/2023 16:35:11