Geral

Número de cidades em situação de emergência no Maranhão sobe para 70

Segundo o governo do Maranhão, são mais de 40.600 famílias afetadas, a grande maioria pelas cheias dos rios que cortam os municípios do estado. Quase 8.400 famílias estão desabrigadas ou desalojadas.

Subiu para 70 o número de cidades maranhenses em situação de  emergência por causa das fortes chuvas. Segundo o governo do Maranhão, são mais de 40.600 famílias afetadas, a grande maioria pelas cheias dos rios que cortam os municípios do estado. Quase 8.400 famílias estão desabrigadas ou desalojadas. Seis mortes foram confirmadas até o momento. As chuvas não param desde março.

Até essa sexta-feira, a União reconheceu a situação de emergência ou calamidade pública em 54 municípios, o que agiliza o repasse de recursos federais. Ações emergenciais de apoio estão chegando tanto dos gestores públicos, quanto de ONG’s e iniciativa privada. 

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional informou que, desde o início do ano, R$ 16,7 milhões foram repassados às cidades atingidas. 

Já a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social destacou que, entre outras ações, cerca de 200 mil quentinhas do Programa de Restaurantes Populares já foram distribuídas. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros continuam apoiando as vítimas.

Representantes do comércio, da indústria e da agricultura maranhenses iniciaram, na capital, São Luís, a campanha “SOS Enchentes, Empresas Solidárias" para arrecadar cestas básicas, ítens de higiene e água potável. As doações podem ser entregues no prédio do Multicenter Sebrae, também em São Luís. 

Doações em dinheiro, roupas e alimentos podem ser feitas pelo site de Ong’s parcerias das prefeituras, como a Caritas Maranhão e a Cruz Vermelha.

E de acordo com o Governo do Estado, ainda deve chover muito neste mês de abril, principalmente na área norte e na região conhecida como baixada maranhense. Por isso, ainda pode haver agravamento das cheias por causa do aumento, acima do normal, do nível dos rios e lagos.

Agência Brasil / Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki - 15/04/2023 17:05:04. Última edição: 15/04/2023 17:05:04

Tags: São Luís

Leia também:

Feira no Museu da República abre espaço para cultura indígena

Feira no Museu da República abre espaço para cultura indígena

Evento celebra Dia dos Povos indígenas, nome aprovado no ano passado no Congresso Nacional em substituição para o antigo Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.

Bolsa Família para NIS de final 2 já está disponível no aplicativo

Bolsa Família para NIS de final 2 já está disponível no aplicativo

Embora o calendário oficial preveja o pagamento apenas na segunda-feira (17), a Caixa antecipa o depósito para o sábado anterior no aplicativo Caixa Tem.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi