Mortes no Rio Grande do Sul por causa de ciclone chegam a 41
Número de municípios afetados subiu para 83. Mais de 120 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelas fortes chuvas.
Defesa Civil informa que 25 pessoas estão desaparecidas
O número de mortos no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas e enchentes provocadas por um ciclone extratropical que atingiu o estado esta semana subiu para 41.
© Marinha do Brasil/RS
O último boletim da Defesa Civil do Estado, divulgado na noite desta quinta-feira, também informa que o número de pessoas desaparecidas aumentou de nove para 25, sendo oito em Arroio do Meio, oito em Lajeado e nove em Muçum.
Com a atualização, agora são 83 municípios afetados, 2.900 pessoas desabrigadas, 7.600 desalojadas, 122 mil afetadas, 3.000 pessoas resgatadas e 43 feridos. O estado apresenta bloqueios parciais ou totais em 16 rodovias.
Nesta quinta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Regional reconheceu estado de calamidade pública em 79 cidades do Rio Grande do Sul devido ao evento climático extremo. A medida permite que os municípios solicitem recursos para atendimento à população.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, esteve nesta quinta-feira em Muçum, no Vale do Taquari, para acompanhar o trabalho de rescaldo da enchente que atingiu o município.
Leite afirmou que vai trabalhar para a reconstrução dos municípios atingidos pelo desastre. O governador do Rio Grande do Sul voltou a afirmar que a situação vivida pelos municípios atingidos foi excepcional, mas se comprometeu a aprimorar os sistemas de alertas locais.
Em comunicado, a Defesa Civil do estado informa que segue monitorando o nível dos rios, e que a situação do Rio Guaíba é a que requer maior atenção no momento.
Especialistas da sala de situação do governo do estado afirmam que há tendência de o rio continuar subindo nas próximas 24 horas, com reflexos nas ilhas do Delta do Jacuí.
A evolução do nível do rio é acompanhada de perto porque ele receberá o pico das cheias das águas do Taquari e dos Sinos. A cota de extravasamento do Guaíba é de três metros. A partir daí, ele transborda.
A Defesa Civil renovou na tarde desta quinta um alerta meteorológico para o risco de temporais nas próximas horas em grande parte do estado.
Na madrugada de sexta-feira, as instabilidades seguem intensas, com risco de temporais pontuais devido ao avanço da frente fria. Os acumulados de chuva ficam em torno de 30 a 50 mm por dia nos Vales e no Leste, chegando a 75 mm no Centro e Norte gaúcho.
Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberta Lopes/Edgard Matsuki - 07/09/2023 20:45:06. Última edição: 07/09/2023 20:45:06
Tags: Chuvas Rio Grande Do Sul Ciclone
Número de municípios afetados subiu para 83. Mais de 120 mil pessoas foram atingidas de alguma forma pelas fortes chuvas.
Além de autoridades, o evento que celebra a independência do Brasil contou com participação especial de soldados indígenas e do Zé Gotinha.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.