Geral

Obra de instalação de tirolesa no Pão de Açúcar é alvo de protestos

O movimento Pão de Açucar sem Tirolesa, que reúne moradores da Urca, montanhistas e ambientalistas, marcaram um ato neste domingo (26) para manifestar publicamente sua discordância com as intervenções.

A obra de instalação de uma tirolesa no Bondinho do Pão de Açúcar é alvo de protesto no Rio de Janeiro.

O movimento Pão de Açucar sem Tirolesa, que reúne moradores da Urca, montanhistas e ambientalistas, marcaram um ato neste domingo (26) para manifestar publicamente sua discordância com as intervenções.

Eles questionam como a Prefeitura e o IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autorizaram uma obra que modifica significativamente a unidade de conservação e causa um incontestável impacto ambiental e visual.

A paisagem carioca, que fica entre os morros do Pâo de Açucar e da Urca, é tombada pelo IPHAN Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e reconhecida pela Unesco como Paisagem Cultural Urbana.

Além da instalação da Tirolesa, segundo o movimento, há novos projetos protocolados no IPHAN, prevendo uma drástica ampliação da área construída no topo dos dois morros.

A psicanalista Gricel Osório Horr Meyll, integrante do Grupo Ação Ecológica, afirma que a instalação da tirolesa é uma descaracterização inaceitável de um bem público tombado. 

A  tirolesa vai conectar os morros do Pão de Açúcar e da Urca numa descida de 755m de extensão, a uma velocidade que pode chegar a 100 km/h.

Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar, disse que todas as licenças necessárias para a execução do projeto da Tirolesa foram obtidas em cerca de dois anos e meio e que a ampliação da área construída nos morros ainda é um estudo preliminar.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio informou, em nota, que concedeu autorização para instalação de tirolesa e plataforma nos morros, após análise do IPHAN, da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.

A nota diz ainda que um segundo trecho do projeto está em análise, aguardando pareceres desses órgãos.

Já a Secretaria Municipal do Meio Ambiente esclareceu que acompanha e fiscaliza a obra da tirolesa e  ue, ao tomar ciência de algumas perfurações em rochas, paralisou as intervenções neste trecho até que seja emitido um parecer pela Geo-Rio.

A Geo-Rio disse que aguarda a empresa cumprir exigências para emitir a licença das obras relativas ao trecho.

O Ministério Público Federal  informou que encaminhou ofícios para a empresa, Prefeitura e Iphan, solicitando informações e pedindo a paralisação das obras. E  que a empresa suspendeu as intervenções na rocha.

O IPHAN também foi procurado, mas não respondeu até o fechamento da reportagem.

Agência Brasil / Por Fabiana Sampaio - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 26/03/2023 07:35:04. Última edição: 26/03/2023 07:35:04

Tags: Tirolesa Pão De Açúcar Urca Protesto

Leia também:

Com 32 mil afetados por chuvas, Acre entra em situação de emergência

Com 32 mil afetados por chuvas, Acre entra em situação de emergência

Pelo menos duas mil pessoas estão desalojadas e 500 em abrigos municipais. Em pouco mais de 13 horas, choveu mais da metade da média esperada para o mês de março inteiro.

Receita Federal vai doar equipamentos e veículos para municípios do RN

Municípios do Rio Grande do Norte alvos dos ataques criminosos dos últimos 10 dias vão receber veículos e equipamentos que serão doados pela Receita Federal. Essa parceria começou com o pedido do Governo do Estado, juntamente com a Federação dos Municípios norte-riograndenses para que a Receita Federal doasse equipamentos e veículos apreendidos para tentar compensar os prejuízos que prefeituras e cidadãos potiguares tiveram com os ataques de criminosos dos últimos dias.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi