Representantes de institutos de estatísticas e organizações internacionais de 19 países chegaram ao Brasil esta semana para acompanhar a coleta de dados do Censo de 2022.
© Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Pelos próximos dias, os observadores vão participar de palestras e acompanhar a realização do levantamento, compartilhando experiências, metodologias e novas tecnologias desenvolvidas que agilizam e garantem maior segurança e transparência na coleta de dados sobre a população brasileira.
Nesta semana, eles vão observar o trabalho de campo dos recenseadores na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos Fluminense; no Recife, em Pernambuco; na capital mineira Belo Horizonte; em Florianópolis, Santa Catarina, e em Boa Vista e Pacaraima, no Estado de Roraima.
O superintendente do IBGE, José Francisco Teixeira Carvalho, que acompanha o grupo de observadores internacionais em Cabo Frio, disse que o projeto Observa Censo mantém a tradição de cooperação entre os países em desenvolvimento, para permitir o acesso às inovações e o compartilhamento das dificuldades enfrentadas no dia a dia no campo.
O Observa Censo vai até o próximo dia 26 de setembro, quando os representantes internacionais participam de uma apresentação com um balanço das atividades.
A vinda dos observadores é uma parceria do IBGE com o Fundo de População das Nações Unidas, a Organização Internacional do Trabalho e a Agência Brasileira de Cooperação, que é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila dos Santos / Guilherme Strozi - 20/09/2022 18:29:44. Última edição: 20/09/2022 18:29:44