Geral

Onda de calor só deve melhorar a partir da próxima segunda-feira

Segundo o Inmet, estamos sob o efeito do fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico. A previsão é de que, nos próximos dias, as chuvas podem cair na região central do Brasil, onde não aparecem há um tempo. Isso é esperado no Centro-Oeste e parte do Sudeste.

A onda de calor que atinge grande parte do Brasil pode dar uma aliviada a partir da próxima segunda-feira, mas as já conhecidas altas temperaturas do verão brasileiro devem continuar. É o que explica o meteorologista do Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, Olívio Bahia.

Onda de calor só deve melhorar a partir da próxima segunda-feira

E para completar, estamos sob o efeito do fenômeno El Niño, que é o aquecimento das águas superficiais do Oceano Pacífico. E as Nações Unidas já informaram que deve durar até abril do ano que vem. Mas o meteorologista Olívio Bahia diz que as altas temperaturas devem continuar, mesmo sem onda de calor.

O meteorologista ainda afirmou que a previsão é de que, nos próximos dias, as chuvas podem cair na região central do Brasil, onde não aparecem há um tempo. Isso é esperado no Centro-Oeste e parte do Sudeste.

Com o excesso de calor que dura duas semanas, o consumo de energia elétrica no país aumentou, já que todo mundo teve que recorrer aos ventiladores e aparelhos de ar condicionado. Para termos uma ideia, no meio deste mês de novembro, o ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico, registrou um aumento de quase 17% no consumo de energia, no Brasil, em comparação com o início do mês. Na ponta do lápis, a chamada “demanda nacional instantânea” subiu, em cerca de duas semanas, de mais de 86 mil  megawatts, para mais de 100 mil megawatts, ou 100 gigawatts.

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Alessandra Esteves - 15/11/2023 15:40:04. Última edição: 15/11/2023 15:40:04

Tags: Calor Altas Temperaturas ONS El Niño

Leia também:

Recifes de Fernando de Noronha são ameaçados por plástico

Recifes de Fernando de Noronha são ameaçados por plástico

Estudo publicado em julho deste ano revelou que esses dois ambientes recifais estão entre aqueles com maior quantidade de lixo, ao lado de recifes de Comores e Filipinas.

Dois estados decretam emergência em razão de incêndios no Pantanal

Dois estados decretam emergência em razão de incêndios no Pantanal

Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama, diz que "todo fogo no Pantanal precisa de atenção. Não é algo simples, por isso, vamos trabalhar juntos”, afirmou.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi