Geral

Ônibus são obrigados a oferecer ar-condicionado para enfrentar o calor

O prefeito do Rio de Janeiro usou as redes sociais para informar à população a decisão de cortar subsídio de ônibus sem ar-condicionado. Medida reforça o cumprimento de decisão que obriga os ônibus a circularem com o ar ligado.

O forte calor, com os termômetros nas alturas, é um convite ao banho de mar; o que tem feito com que as praias da capital fiquem lotadas, até mesmo à noite.

Mas durante o dia, a realidade é diferente, principalmente para quem depende dos ônibus.

Passageiros reclamam do calor que enfrentam nos coletivos e que muitos circulam com o ar-condicionado desligado ou com defeito.

As reclamações são antigas. Em novembro, os consórcios receberam cerca de 800 multas, a partir das denúncias sobre a circulação dos ônibus com ar-condicionado desligado.

No final de dezembro, a prefeitura já havia dado prazo às empresas para instalar sensores de temperatura nos coletivos.  Ainda de acordo com o texto, todos os coletivos também devem circular com o ar-condicionado ligado. Em caso de irregularidades, o consórcio seria punido com redução do subsídio que a prefeitura paga para complementar o valor da tarifa.

Mas, o problema não acabou, dificultando a vida de quem depende dos ônibus.  Diante desse cenário, o prefeito Eduardo Paes usou as redes sociais para informar à população a decisão de cortar subsídio de ônibus sem ar-condicionado. A determinação foi publicada em novo decreto esta semana.

Em um vídeo nas redes sociais, o Rio Ônibus declara que segue em permanente diálogo com a prefeitura carioca.

Agência Brasil / Por Solimar Luz - Repórter Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Elifas Levi / Alessandra Esteves - 18/01/2023 17:10:04. Última edição: 18/01/2023 17:10:04

Tags: Calor Verão ônibus Ar-condicionado

Leia também:

Incêndio atinge galpão do Aeroporto Galeão, no Rio de Janeiro

Bombeiros estão no local combatendo o incêndio, e foram mobilizados os quartéis da Ilha do Governador Grajaú, São Cristóvão, Central, Irajá, Nova Iguaçu, Penha, Tijuca e Catete.

Camelôs protestam contra ações da prefeitura no Rio

De acordo com os manifestantes, os camelôs e ambulantes do bairro têm sofrido graves violações de direitos, como explica Maria dos Camelôs, coordenadora do Muca e do Trabalhadores Sem Direitos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi