Geral

Operação da PF mira lavagem de capitais de ouro ilegal em Roraima

Suspeitas são de que esquema tenha movimentado R$ 40 milhões

Suspeitos de receber valores para a compra de ouro na Venezuela e fazer contrabando para o Brasil são alvos da Operação Lotis Auro, da Polícia Federal, nesta quarta-feira (22). As suspeitas são de que o esquema tenha movimentado aproximadamente R$ 40 milhões.

Na ação, três mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos, além do bloqueio de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

As investigações envolvem alvos identificados em outra operação, a Hespérides, deflagrada em 2019. Esses investigados teriam envolvimento com uma empresa de fachada utilizada para movimentar valores relativos à compra e venda de ouro contrabandeado da Venezuela.

Lotis Auro é uma expressão em latim significa “ouro lavado”, fazendo alusão à prática do crime de contrabando de ouro na tentativa de dar uma aparência lícita por meio da lavagem de dinheiro.

Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 22/03/2023 10:55:06. Última edição: 22/03/2023 10:55:06

Tags: PF Polícia Federal Lavagem De Dinheiro Ouro Venezuela Operação Lotis Auro

Leia também:

Operação procura responsáveis por ataques no Rio Grande do Norte

Segundo o Ministério Público, 13 mandados de prisão e 26 de busca e apreensão são cumpridos em Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e em outras seis cidades.

Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022

Brasil gerou 64 quilos de resíduos plásticos por pessoa em 2022

Levantamento mostra que esse é o tipo de poluente mais encontrado nos corpos hídricos do planeta: corresponde a 48,5% dos materiais que vazam para os mares.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi