Geral

Operação Normandia investiga suspeitos de tráfico e assalto no RN

Ato cumpriu 54 mandados em 22 alvos, com 30 prisões preventivas

Uma operação envolvendo policiais civis, militares e federais foi deflagrada nesta sexta-feira (17) no Rio Grande do Norte com o objetivo de “desarticular uma organização criminosa que atuava no litoral sul” do estado. Um dos chefes dessa facção criminosa é também suspeito de ser “um dos mandantes dos ataques criminosos” registrados nos últimos dias na região.

A Operação Normandia cumpriu, segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), 54 mandados judiciais em 22 alvos, sendo 30 de prisões preventivas e 24 buscas. Mais de 100 policiais participam das ações, que contam com o apoio de um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).

O grupo criminoso estaria, de acordo com os investigadores, envolvido com tráfico de drogas e assaltos. Além disso, “tinha como característica principal matar e atentar contra agentes de segurança pública”, informou, em nota o governo potiguar. “Pelo menos 4 policiais foram alvos de atentados nos últimos 5 anos. Um policial e a esposa de um policial foram mortos”, detalhou.

De acordo com os investigadores, a organização criminosa movimentaria aproximadamente R$ 150 mil por mês apenas com tráfico e assaltos. Os valores seriam repassados a José Kemps Pereira de Araújo, de 45 anos, que é mais conhecido como “Alicate”.

Preso em janeiro, Alicate é apontado como um dos chefes do grupo. Na quarta-feira (14), ele foi transferido da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, para o Presídio Federal de Mossoró, “por ser apontado como um dos mandantes dos ataques criminosos que vem ocorrendo no estado”.

Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 17/03/2023 13:00:27. Última edição: 17/03/2023 13:00:27

Tags: Operação Normandia Suspeitos Tráfico De Drogas RN Organização Criminosa

Leia também:

Aratuba ainda está sob riscos de deslizamentos, aponta Defesa Civil

Após os deslizamentos de terra na cidade de Aratuba, localizada no Maciço de Baturité, a cerca de 173,6 km de Fortaleza, há riscos de novos deslizamentos na encosta de um morro.

Acidente com ônibus de romeiros em SP deixa três mortos

Um ônibus que levava turistas da Lapa, na região metropolitana de Curitiba, para Aparecida em São Paulo tombou na rodovia Régis Bittencourt na região de Cajati, no interior de São Paulo, na madrugada de hoje.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi