Geral

Operação Verão reforça segurança em praias do Rio

A iniciativa envolve a Seop e Guarda Municipal

A prefeitura do Rio de Janeiro inicia hoje (17) a Operação Verão 2022/2023, cujo objetivo é reforçar o patrulhamento preventivo, a fiscalização das posturas municipais e as ações de ordenamento urbano e de trânsito sobretudo nas praias. A iniciativa envolve a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal.

Operação Verão reforça segurança em praias do Rio
© Tomaz Silva/ Agência Brasil

Além da orla nas zonas sul e oeste, a operação também abarca o Parque Madureira, o Parque Radical de Deodoro, a Ilha do Governador e a Ilha de Paquetá. Ao todo, 440 agentes serão envolvidos, dos quais 89 atuarão exclusivamente no monitoramento do trânsito, com atenção especial aos finais de semana e feriados, quando o movimento nas praias é maior.

Guardas serão destacados para patrulharem locais estratégicos da orla, vias de acesso, pontos de ônibus e terminais do BRT, para prevenir depredações aos coletivos. As equipes contarão com 67 viaturas.

Segundo nota divulgada pela prefeitura, a Operação Verão foi criada para oferecer aos banhistas, moradores e turistas um ambiente seguro e ordenado para que possam curtir as maravilhas da cidade. O município acrescenta que o trabalho conta ainda com o suporte das equipes do Núcleo de Videopatrulhamento da Guarda Municipal, que monitoram 80 câmeras redirecionadas para reproduzir imagens do calçadão e da faixa de areia.

"Os flagrantes de crimes são enviados pelo celular para os guardas identificarem e abordarem os suspeitos. O material em vídeo é cedido à Polícia Civil, para auxiliar no registro de ocorrências nas delegacias", acrescenta o texto. Haverá também fiscalização na faixa de areia para coibir o som alto e outros tipos de desordens que geram transtornos aos frequentadores das praias.

Por Léo Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Valéria Aguiar - 17/12/2022 12:45:10. Última edição: 17/12/2022 12:45:10

Tags: Operação Verão Rio De Janeiro Seop Guarda Municipal Orla Praia

Leia também:

Sindicato dos aeronautas mantém início da greve nesta segunda (19)

Sindicato dos aeronautas mantém início da greve nesta segunda (19)

Categoria pede definição dos horários de início de folgas, proibição de alteração das escalas, cumprimento da regra de tempo mínimo em solo entre voos, reposição das perdas inflacionárias e reajuste real nos salários.

TST determina mínimo de 90% de aeronautas em serviço durante greve

A paralisação da categoria está prevista para começar na segunda-feira (19). A mobilização é por recomposição das perdas inflacionárias, além de um ganho real nos salários e benefícios.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi