Geral

Órgãos ambientais destroem embarcações usadas para extrair ouro ilegal

Equipamento foi encontrado no Rio Paraíba do Sul no Rio de Janeiro

Ação conjunta da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resultou na apreensão e inutilização de três balsas usadas para a extração ilegal de ouro no Rio Paraíba do Sul. Executada nesta quinta-feira no interior do Rio de Janeiro, a operação também recolheu indícios de utilização recente das embarcações, como roupas, compressor de ar em condições de uso e mangote para alimentar mergulhadores. Todas as estruturas foram desmobilizadas pela equipe do órgão ambiental estadual.

O objetivo é acabar com a exploração de ouro ilegal do Rio Paraíba do Sul, entre os municípios de São Fidélis, Carmo e Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense. As balsas foram incendiadas.

“Temos diversas ferramentas de monitoramento para coibir quaisquer crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro, estamos e continuaremos atentos em otimizar nossas fiscalizações e nosso papel enquanto gestores”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.

Os órgãos ambientais estaduais registraram o caso na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para tentar localizar os responsáveis pela extração ilegal.

Denúncias de crimes ambientais em todo o estado do Rio de Janeiro podem ser feitas ao Linha Verde, por meio dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local), 2253-1177 (capital),  e também pelo aplicativo para celular Disque Denúncia Rio, onde usuários com sistema operacional Android ou iOS podem denunciar anexando fotos e vídeos, com a garantia de anonimato.

 

 

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Aline Leal - 03/08/2023 20:05:27. Última edição: 03/08/2023 20:05:27

Tags: Rio Paraíba Do Sul Extração De Ouro Mineração Ilegal Ouro

Leia também:

Governo apresenta propostas para combater o racismo o esporte

Governo apresenta propostas para combater o racismo o esporte

Grupo técnico preparou sugestões de ações voltadas para entidades esportivas, atletas, torcidas e ao sistema judiciário. Entre as medidas, uma melhor identificação dos criminosos.

Especialistas discutem formas de melhorar acesso à cannabis medicinal

Especialistas discutem formas de melhorar acesso à cannabis medicinal

Leonardo Navarro, que atua no direito médico da saúde, defende uma lei federal para “pacificar” o assunto, o que diminuiria custos e aumentaria a qualidade de vida de quem precisa da terapia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi