Força Nacional e PRF reforçarão ações de segurança no Rio de Janeiro
Ações em conjunto com as autoridades do estado do Rio de Janeiro fazem parte dos apoios emergenciais definidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nos últimos dias.
Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia
As temperaturas em outubro ficarão acima da média na maior parte do país. É o que prevê boletim divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
© Paulo Pinto/ Agência Brasill
Em Mato Grosso, no Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia, as temperaturas devem passar de 29ºC.
Já no sul de Mato Grosso do Sul e parte da Região Sul, os termômetros devem marcar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo de 1ºC da média normal para o mês.
“A ocorrência de dias consecutivos com chuva nessas áreas poderá amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20ºC”, diz nota do Inmet.
Quanto às chuvas, a previsão para as regiões Norte e Nordeste será abaixo da média histórica, com volumes menores de 70 milímetros.
No Centro-Oeste e no Sudeste, a chuva deve voltar de forma gradual, principalmente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.
A Região Sul permanecerá a probabilidade de grande quantidade de chuva, sendo o Rio Grande do Sul como um dos mais afetados. O Inmet prevê volumes acima de 250 milímetros.
Um dos efeitos de El Niño é o aumento de chuvas no Sul do país. Isso porque há uma grande circulação de ventos, que acaba interferindo no movimento de outros ventos, impedindo o avanço de frentes frias pelo território brasileiro. Com isso, as frentes ficam estacionadas por mais tempo na Região Sul, diz o Inmet.
Por Carolina Pimentel - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Fernando Fraga - 02/10/2023 18:05:34. Última edição: 02/10/2023 18:05:34
Tags: Inmet Meteorologia Tempo Temperatura El Niño Chuvas
Ações em conjunto com as autoridades do estado do Rio de Janeiro fazem parte dos apoios emergenciais definidos pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nos últimos dias.
Na capital paulista, a região mais afetada foi a zona norte. Na Rua Atlântico Meridional, o muro de uma escola caiu sobre seis carros. Já na Vila Malvina, uma rua ficou intransitável por causa de alagamento e, em Pirituba, um carro precisou ser amarrado, na Rua Saloá.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.