Geral

Ouvidoria da Polícia acompanha apuração da ação de PMs na Alesp

Policiais lançaram gás de pimenta nas galerias e bateram no público

A Ouvidoria da Polícia do estado de São Paulo informou nesta sexta-feira (8) que abriu um procedimento para acompanhar a apuração da ação de policiais no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na quarta-feira (6), na sessão em que foi aprovado o projeto de lei que autoriza o governo estadual a vender o controle da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Por força de lei, a apuração da conduta dos policiais deve ser feita pela Corregedoria da Polícia.

Ouvidoria da Polícia acompanha apuração da ação de PMs na Alesp

“Segundo relatos, os PMs chegaram a lançar gás de pimenta nas galerias e bater no público com cassetetes, com detenção de alguns destes manifestantes. Pode-se verificar que haviam equipes do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e Força Tática e ficou perceptível também que estes não estavam usando as Câmeras Operacionais Portáteis (COPs). Assim, estamos abrindo procedimento”, informou a Ouvidoria, em nota.

O órgão disse que vai sugerir à Corregedoria da Polícia Militar, órgão responsável pela apuração, que busque as imagens do sistema de monitoramento interno da Alesp e as imagens geradas pela TV Alesp, “que podem apresentar elementos que nos elucidem se houve ou não excesso por parte das equipes da PM que atuaram na ocasião”.

“Sabemos que é preciso preservar a ordem dos trabalhos da assembleia, mas também garantir a livre manifestação do pensamento, ideias e atividades, como previsto no Artigo 5º de nossa Constituição Federal”, disse a Ouvidoria.

A Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo foi procurada, mas ainda não se manifestou.

Por Bruno Bocchini - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Fernando Fraga - 08/12/2023 16:25:19. Última edição: 08/12/2023 16:25:19

Tags: Alesp Sabesp Polícia Militar Ouvidoria Da Polícia De São Paulo Agressão Policial Privatização

Leia também:

Defesa de manifestantes contra venda da Sabesp diz que prisão é ilegal

Defesa de manifestantes contra venda da Sabesp diz que prisão é ilegal

Advogado defende que prisões são injustas, já que os dois manifestantes que permanecem presos cumprem requisitos para responder em liberdade. Eles são acusados de quebrar móveis da Alesp.

Biblioteca Nacional entrega prêmio a vencedores de concurso literário

Biblioteca Nacional entrega prêmio a vencedores de concurso literário

Desde 1994, concurso premia a qualidade intelectual de obras publicadas no Brasil. A novidade deste ano é o Prêmio Akuli, categoria criada para fixar cantos ancestrais e narrativas da oralidade.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi