Geral

Pandemia agravou a vulnerabilidade de jovens e crianças pobres

Os dados são de uma universidade britânica em parceria com a USP

Como um dos países mais desiguais do mundo, no Brasil as consequências da pandemia de Covid-19 agravaram a vulnerabilidade das crianças e jovens mais pobres, e os prejuízos em áreas como educação, lazer e segurança alimentar são duradouros.

É o que mostra um relatório recém divulgado sobre os impactos da pandemia na vida de pessoas de 10 a 24 anos, que vivem nas periferias do Brasil, Inglaterra e África do Sul.

Conduzido pela University College London, o estudo contou com a participação da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.  A coordenação de pesquisa no país ficou a cargo do professor Leandro Luiz Giatti, que conversou com exclusividade com a nossa reportagem.

Segundo o pesquisador, no campo da educação, as desigualdades que o país já enfrentava foram aprofundadas. Ele cita como exemplo o fechamento das escolas que impôs de forma emergencial o uso de ferramentas online.

O professor Leandro Giatti ressalta o impacto em outras áreas do desenvolvimento ligadas à educação.

O grupo de pesquisa segue com estudos de campo em duas grandes comunidades de São Paulo: Paraisópolis e Heliópolis.

Em nota, o Ministério da Educação apresentou o balanço de ações nos seis primeiros meses de governo, como a ampliação e reajuste em bolsas e merenda, e a retomada de obras. Mas  não respondeu especificamente sobre o estudo. E o Ministério do Desenvolvimento Social não atendeu nosso pedido de posicionamento.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Roberto Piza / Beatriz Albuquerque - 30/06/2023 22:10:22. Última edição: 30/06/2023 22:10:22

Tags: Coronavírus Pandemia Covid-19

Leia também:

Sequestro de menina no DF acende alerta sobre divulgação de imagens

Mesmo que haja intenção de chamar atenção para eventuais riscos, a divulgação de conteúdos que exponham menores pode ser configurar como crime. Nesta semana, jovem de 12 anos foi sequestrada por pedófilo na porta da escola e resgatada pela polícia horas depois.

Cida Gonçalves inaugura Centro de Referência da Mulher em Japeri-RJ

O centro é o primeiro do gênero no estado do Rio de Janeiro e vai oferecer atendimento às mulheres em situação de violência, com acompanhamento multidisciplinar, atendimento social, psicológico e assistência jurídica, além da promoção de autonomia econômica.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi