Geral

Paralisação de aeronautas causa transtornos e atrasos nos voos

Os aeronautas pedem reajuste salarial com reposição da inflação e ganho real e melhorias no regime de trabalho.

Desde segunda-feira, pilotos e comissários de bordo tem atrasado em duas horas o início das decolagens dos aviões. A paralisação dura entre 6h e 8h nos aeroportos de Brasília, Congonhas, Guarulhos e Viracopos, os três em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, e em Porto Alegre e Fortaleza.

Na última sexta-feira, o Tribunal Superior do Trabalho determinou que durante a greve, pelos menos 90% dos pilotos e comissários de bordo devem permanecer trabalhando.

A decisão foi resultado de uma ação do Sindicato das Empresas Aeroviárias.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender, disse que a exigência da justiça está sendo cumprida e a greve continua.

O segundo dia de greve dos aeronautas foi também o segundo dia de atrasos e voos cancelados.

Nesta terça-feira, no aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, pelo menos 20 voos foram afetados. 18 registraram atrasos e dois foram cancelados.

No aeroporto internacional de Guarulhos, na região metropolitana, cinco voos registraram atrasos.

Em Brasília, dos 60 voos que decolaram do Aeroporto Juscelino Kubitschek entre 6h e 10h da manhã, 15 saíram com atraso. No Rio de Janeiro, o aeroporto Santos Dumont teve onze atrasos e cinco cancelamentos. Já no Galeão e no aeroporto de Confins, as concessionárias dizem que não houve impacto nas decolagens dos aviões.

Os aeronautas pedem reajuste salarial com reposição da inflação e ganho real e melhorias no regime de trabalho. Eles argumentam que os altos preços das passagens aéreas aumentaram os lucros das empresas.

Em nota, as empresas áreas não falam sobre a negociação, mas afirmam que estão trabalhando para minimizar os impactos da greve para os clientes.

Agência Brasil / Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde - 20/12/2022 23:05:03. Última edição: 20/12/2022 23:05:03

Tags: Greve Aeronautas

Leia também:

Acidente com carreta interdita descida da Serra de Petrópolis, no RJ

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal do Rio de Janeiro, a via foi totalmente interditada e todas as quatro pessoas envolvidas no acidente sofreram ferimentos leves.

Polícia Civil de MG identifica 267ª vítima do rompimento de Brumadinho

Polícia Civil de MG identifica 267ª vítima do rompimento de Brumadinho

O rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho tirou a vida de 272 pessoas, das quais duas estavam grávidas. Três vítimas ainda não foram localizadas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi