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Passageiros de trens do RJ relatam descaso da concessionária Supervia

A concessionária, que é responsável por uma malha ferroviária de cinco ramais, três extensões e 104 estações, anunciou no mês passado que vai abandonar a concessão. Usuários reclamam que, após o anúncio, a situação dos trens piorou.

Abandono. Esse é apenas um resumo da situação relatada pelos passageiros da Supervia, que opera o serviço de trens urbanos do Rio de Janeiro. A concessionária, que é responsável por uma malha ferroviária de cinco ramais, três extensões e 104 estações, atendendo 12 municípios, anunciou, no mês passado, que vai abandonar a concessão. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, a concessionária continua trabalhando até que a situação seja resolvida, e não há prazo para a saída efetiva. A Secretaria também ressalta que o governo do estado vai discutir a melhor forma de transição do serviço, preservando a operação. 

Mas nas estações os usuários reclamam que, após o anúncio, a situação dos trens, que já era ruim, ficou ainda pior. É o caso do faxineiro Thiago Tavares. 

A estudante Roberta Alencar concorda. 

O jornalista Sandro Aurélio torce para que a situação melhore com a troca da concessionária. 

A Supervia está em recuperação judicial desde 2021. Entre os motivos alegados pela empresa para descontinuar o serviço estão prejuízo com furto de cabos, congelamento da tarifa e perda da receita com a pandemia. Mas essa última argumentação é questionada por especialistas. Ronaldo Balassiano, professor aposentado do Programa de Engenharia de Transportes do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é um dos que contestam. 

Ele acrescenta que a nova concessionária deve ter, como uma das prioridades, o ajuste dos horários dos trens. 

Em nota, a Supervia disse que nas duas últimas semanas passou a ofertar mais de 7 mil lugares e que, em outra frente, monitora a taxa de ocupação e adequa a operação sempre que necessário. A concessionária também lembrou que, por serem trem e metrô transportes de alta capacidade, uma das principais características desses modais em todo o mundo é a maior quantidade de pessoas viajando em pé. 

Agência Brasil / Por Carolina Pessoa - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 05/05/2023 20:15:21. Última edição: 05/05/2023 20:15:21

Tags: SuperVia Concessionária Trens Urbanos Rio De Janeiro

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