Geral

Pesquisa da USP analisa imóveis ociosos no centro da capital paulista

Segundo a pesquisa, a maioria dos proprietários desses bens são herdeiros ligados à história do desenvolvimento do Estado, da expansão cafeicultora e da indústria na cidade e de instituições religiosas.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo analisou imóveis ociosos no centro da capital paulista.

A maioria dos proprietários desses bens são herdeiros ligados à história do desenvolvimento do Estado, da expansão cafeicultora e da indústria na cidade e de instituições religiosas. A pesquisadora responsável pelo estudo, Ana Gabriela Akaishi, deu um nome para esse perfil: é o “arcaico setor proprietário rentista imobiliário”.

Segundo ela, não é possível afirmar que esses imóveis estão ociosos por causa da expectativa de ganhos futuros por parte dos proprietários, a chamada especulação imobiliária.

No entanto, os problemas atrelados a esses proprietários dificultam a comercialização e o uso social desses lugares.

Existem legislações e ações para dar uso a esses imóveis. Desde 2013 em São Paulo, por exemplo, a prefeitura realiza uma fiscalização e notifica os proprietários dos imóveis ociosos.

Em uma das soluções do poder público para o problema, o MSTC (Movimento dos Trabalhadores sem Teto do Centro), conseguiu este ano a regularização de seus moradores na chamada Ocupação 9 de Julho.

O prédio ocupado pelo movimento estava abandonado há mais de 20 anos e se transformou numa ocupação em 2016. Posteriormente, o prédio foi incluído no programa Minha Casa Minha Vida e este ano os moradores receberam os contratos do programa habitacional.

De acordo com dados mais recentes da Secretaria de Urbanismo, mais de 1360 imóveis ociosos foram notificados em toda a cidade de São Paulo em 2022.

 

Agência Brasil / Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo / Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves - 14/03/2023 18:05:25. Última edição: 14/03/2023 18:05:25

Tags: USP Estudo Imóveis Ociosos

Leia também:

Governo pretende usar prédios abandonados no Minha Casa, Minha Vida

O ministro da Cidades, Jader Filho, fez o anúncio nesta terça-feira (14) na Frente Nacional dos Prefeitos e disse que a pasta está terminando a elaboração do programa Retrofit. O déficit habitacional no país é de cerca de 6 milhões de domicílios.

Chuva em São Paulo causa alagamento e coloca parte da cidade em alerta

Chuva em São Paulo causa alagamento e coloca parte da cidade em alerta

Alagamentos bloquearam o trânsito de veículos em vias da cidade na Avenida Itaquera, Avenida Pompeia, Rua Venâncio Aires, e Avenida Marquês de São Vicente.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi