Geral

Pesquisa identifica 70 perfis que propagam notícias falsas na Amazônia

Grupo analisou 200 páginas nos 7 estados do Norte

Uma pesquisa identificou 70 perfis e sites na internet disseminadores de desinformação e notícias falsas na Amazônia Legal. O levantamento do Coletivo Intervozes e de entidades parceiras analisou 200 páginas em 7 estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Mato Grosso e  Tocantins.

As páginas foram separadas entre organizações e ativistas de direita, figuras políticas públicas e canais jornalísticos. 

Os pesquisadores investigaram 3 sites que se apresentam como jornalísticos. Segundo o estudo, esses sites divulgam apenas informações que favorecem certo partido ou candidato. Os políticos que tiveram mais visibilidade são aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.  A desinformação aumentou nas eleições de 2022, fortemente associada à polarização política.

As supostas notícias manipulam as informações, segundo a integrante do Intervozes, Raquel Baster.

Para combater a desinformação, os pesquisadores recomendam fortalecer a cooperação entre estados, agentes privados e sociedade para encontrar mecanismos de regulamentação. Eles defendem o projeto de Lei das Fake News, que está no Congresso. Além disso, políticas de educação crítica para o uso da internet desde a infância.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Pedro Lacerda - 25/04/2023 16:22:16. Última edição: 25/04/2023 16:22:16

Tags: Fake News Amazônia Desinformação

Leia também:

Segundo dia do Acampamento Terra Livre tem debate sobre a Funai

O fortalecimento da Funai, com reforço no quadro de servidores e aprovação de um plano de cargos e remunerações, foi mais uma pauta debatida no Acampamento Terra Livre, que acontece em Brasília.

Agenda de Lula na Espanha prevê tratativas sobre acordo Mercosul-UE

Presidente Lula desembarcou em Madri nesta terça-feira (25), e terá encontro com centrais sindicais e empresários, assinatura de acordos e debaterá o encaminhamento do acordo do Mercosul com a União Europeia.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi