Geral

Pesquisa sobre trabalho decente lista empresas com melhor pontuação

Appjusto, Ifood e Parafuzo são as três melhores colocadas em pesquisa sobre requisitos básicos de trabalho decente no país. Os dados foram apresentados nesta terça (25) pela Fairwork Brasil e avaliou as empresas em 10 pontos ou princípios, que incluem remuneração, condições, contrato, gestão e representação.

Appjusto, Ifood e Parafuzo são as três melhores colocadas em pesquisa sobre requisitos básicos de trabalho decente no país.  

Os dados foram apresentados nesta terça-feira (25) pela Fairwork Brasil e avaliou as empresas em 10 pontos ou princípios, que incluem remuneração, condições, contrato, gestão e representação.  

A AppJusto lidera a tabela com três pontos, com iFood, em segundo lugar com dois pontos, e Parafuzo, em terceiro lugar com um ponto. O restante das plataformas não pontuou e são elas: 99, Americanas Entrega Flash, GetNinjas, Lalamove, Loggi, Rappi e Uber.  

De acordo com o relatório, ainda há muito a fazer em termos de trabalho decente no país, sendo que a maioria dos trabalhadores continua enfrentando condições de trabalho injustas e falta de proteções sociais. É o que explica a coordenadora do Projeto Fairwork Brasil, Julice Salvagni.  

O relatório mostra que apenas duas plataformas conseguiram um ponto ao garantir aos trabalhadores ganho de pelo menos um salário mínimo, por hora, de R$ 6 reais.  

Duas empresas pontuaram ao oferecer condições claras e transparentes aos trabalhadores. Assim como, apenas duas conseguiram pontos por oferecer canal de comunicação com os trabalhadores.  

Para a coordenadora Julice Salvagni, a regulamentação das plataformas representaria um passo importante para garantir condições básicas aos trabalhadores, além de outros direitos mínimos. 

O Brasil possui cerca de um 1,5 milhão de entregadores e motoristas. Pessoas que chegam a enfrentar jornadas de 60 a 80 horas semanais de trabalho. 

O fundador do App Justo, Pedro Andrade, considera a pesquisa importante, mas ressalta que mesmo pequena, a plataforma tenta oferecer as melhores condições aos trabalhadores.  

Em nota, a Parafuzo informou ter adotado programa de seguros para acidentes pessoais e de vida para todas as diaristas e montadores que utilizam a plataforma, além de publicar informativos de segurança e aprimorar canais de suporte em tempo real e ouvidoria. 

A produção tentou contato com as outras empresas, mas não obteve retorno até o fechamento da reportagem. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter Rádio Nacional - Brasília / Edição: Paula Castro / Alessandra Esteves - 25/07/2023 17:05:04. Última edição: 25/07/2023 17:05:04

Tags: Trabalho Decente Pesquisa Requisitos Lista Empresas

Leia também:

Polícia chega a suspeito de ter jogado garrafa que atingiu torcedora

Jonathan Messias Santos da Silva, que é professor, foi preso no início da manhã desta terça-feira em casa, no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro.

Rio Grande do Sul deve enfrentar chuvas intensas até esta quarta-feira

Formação de uma frente fria aliada a um ciclone sobre o Uruguai favorece instabilidades no território gaúcho e há chance de temporais pontuais,diz o o governo do estado. Com o afastamento do ciclone, tempo deve voltar a ficar firme na quinta-feira.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi