Geral

Pesquisadores encontram fóssil com 12 mil anos em Goiás

Fóssil ajuda a desvendar como foi início da ocupação humana no Brasil

Um fóssil humano de aproximadamente 12 mil anos foi encontrado por pesquisadores em Serranópolis, no sul de Goiás, a 380 km de Goiânia. É mais uma peça para desvendar como foi o início da ocupação humana no Brasil. 

O esqueleto foi encontrado completo junto com um instrumento de raspagem e um pedaço de carvão. A idade é estimada com análises feitas no carvão, explica o arqueólogo e professor da PUC Goiás, Júlio Cezar Rubin de Rubin. 

Serranópolis fica numa região rica em vestígios arqueológicos, com pesquisas desde a década de 1970. Júlio Cezar diz que, por exemplo, podem existir ainda mais de 80 mil artefatos na região.  

Ele destacou a diferença de idade entre uma estrutura de dez crânios descoberta a 60 centímetros de profundidade e o esqueleto a quase dois metros. 

As escavações devem ser retomadas em agosto. O professor diz que as novas tecnologias produzem melhores informações para ajudar a entender quem eram e como viviam os antigos habitantes da região. 

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Pedro Lacerda - 09/05/2023 14:30:06. Última edição: 09/05/2023 14:30:06

Tags: Sítio Arqueológico Goiás Fóssil Humano

Leia também:

Acusados de matar Bruno e Dom alegam legítima defesa, diz advogado

Acusados de matar Bruno e Dom alegam legítima defesa, diz advogado

Para o profissional, o movimento é natural e é direito deles se defender, "ainda que a versão apresentada não se sustente, nem do ponto de vista lógico, nem do ponto de vista das provas".

Aos 75 anos, morre em São Paulo a cantora Rita Lee

Aos 75 anos, morre em São Paulo a cantora Rita Lee

Velório será aberto ao público no Planetário do Parque Ibirapuera, nesta quarta-feira (10), das 10h às 17h. De acordo com a vontade de Rita, seu corpo será cremado.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi