Geral

Pesquisadores monitoram comportamento de onças na Amazônia

Em março, nível dos rios sobe e felinos passam a se abrigar em árvores

Pesquisadores do Instituto Mamirauá vão aproveitar o período de chuvas na floresta amazônica para fazer o monitoramento de onças. Em março, o nível dos rios sobe e reduz a disponibilidade de terra para os felinos, que passam se abrigar nas árvores. 

Pesquisadores monitoram comportamento de onças na Amazônia
© Programa Grandes Mamíferos da Serra do Mar/Fundação Grupo Boticário

São preparadas armadilhas com laços camufladas na folhagem para capturar os animais. As onças são imobilizadas para instalação de um colar que permite o monitoramento da localização por satélite. Assim, os grupos de pesquisa podem se aproximar em canoas e fazer um trabalho de observação dos animais, mais difícil de ser realizado nos períodos de seca.

A partir da observação e dos dados de movimentação, os pesquisadores terão mais informações para entender as necessidades ecológicas da onça-pintada da Amazônia.

O Instituto Mamirauá é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Por Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil - São Paulo / Edição: Graça Adjuto - 20/03/2023 08:00:14. Última edição: 20/03/2023 08:00:14

Tags: Onças Amazônia Pesquisadores Monitoramento

Leia também:

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta segunda-feira (20)

Pinhais, no Paraná, festeja aniversário com muitas nuvens, com chuva isolada. A temperatura fica entre 15 e 29º C e a umidade relativa do ar vai de 40 a 100%.

Sul: confira a previsão do tempo nesta segunda-feira (20)

Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fica com muitas nuvens, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Os termômetros registram mínima de 24 e máxima de 33º C. A umidade do ar é de 50 a 85%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi