Geral

PF apura fraudes contra 22 mil segurados do INSS em São Paulo

Golpes eram aplicados no interior e na capital

A Polícia Federal deflagrou hoje (16) a Operação Lutcha, que apura fraudes em benefícios previdenciários, na capital paulista e no município de Itaquaquecetuba. De acordo com a corporação, os crimes começaram a ser praticados no ano passado e já prejudicaram cerca de 22 mil segurados em todo o país.

PF apura fraudes contra 22 mil segurados do INSS em São Paulo
© José Cruz/ Agência Brasil

Em nota, a PF informou que, para aplicar os golpes, a quadrilha utilizou dispositivos eletrônicos que permitiram o acesso remoto aos sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a obtenção de dados e senhas de servidores. Tal estratégia tornou-se possível pelo envolvimento de funcionários de uma agência do órgão no município de Tatuapé, que agora também estão sob investigação.

Estima-se que o rombo aos cofres públicos gerado pelos crimes chegue a um total de R$ 1 bilhão. Os suspeitos devem responder por estelionato previdenciário, associação criminosa e corrupção passiva. As investigações contaram com a cooperação do Núcleo de Inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, e do INSS.

Por Agência Brasil - São Paulo / Edição: Maria Claudia - 16/05/2023 12:13:50. Última edição: 16/05/2023 12:13:50

Tags: PF Fraudes Segurados Do INSS São Paulo

Leia também:

Apenas 37% de quem usa internet somente no celular checam informações

Apenas 37% de quem usa internet somente no celular checam informações

Pesquisa sobre uso de tecnologias da informação e comunicação nos lares brasileiros revela que 92 milhões de pessoas utilizam um tipo de acesso considerado bastante limitado por especialistas.

PF realiza operação contra crimes eleitorais em municípios do Amapá

A ação deflagrada na manhã desta terça-feira (16) cumpre 16 mandados de busca e apreensão nos municípios amapaenses de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi