Geral

PF busca líderes de quadrilha que registrava falsos médicos

Operação Catarse II cumpre mandados no Rio de Janeiro e Minas Gerais

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (20) a segunda fase da operação que busca desarticular uma quadrilha especializada em falsificar diplomas e históricos escolares de cursos de medicina, para inscrever falsos médicos em conselhos regionais da categoria.

Cerca de 30 policiais federais cumprem quatro mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão nas cidades do Rio de Janeiro, Silva Jardim (RJ), Saquarema (RJ) e Montes Claros (MG). Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

O esquema foi descoberto quando duas pessoas foram presas em flagrante, em abril de 2022, ao tentar obter registros profissionais no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, com diplomas e históricos escolares falsificados.

A partir das investigações iniciadas com esse flagrante, foi realizada a primeira fase da operação, em fevereiro de 2023, que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão contra pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema criminoso, que incluía duas clínicas médicas.

Em continuidade a essa ação, a PF busca hoje os líderes da organização criminosa, para desarticular a atuação em diversos estados do país, além de identificar mais falsos médicos e também profissionais de outras áreas que estejam atuando a partir das fraudes realizadas pela quadrilha.

Os crimes investigados pela polícia são os de falsificação de documento público (Art. 297 do Código Penal), com pena de dois a seis anos de reclusão e multa, e uso de documento falso (Art. 304 do Código Penal), para o qual estão previstas as mesmas sanções.

A operação de hoje foi nomeada de Catarse II, por dar sequência à Catarse I. O termo foi escolhido por sua origem filosófica, com o significado de limpeza ou purificação pessoal.

Por Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Denise Griesinger - 20/06/2023 12:40:11. Última edição: 20/06/2023 12:40:11

Tags: Operação Catarse Polícia Federal Diploma Falso Medicina Falsificação De Documento

Leia também:

Roraima vai servir a 'maior paçoca do mundo' no Boa Vista Junina

Conhecido como o Maior Arraial da Amazônia, o Boa Vista Junina chega a sua edição de número 23, na capital de Roraima. A estrutura já está toda montada para receber o público, a partir desta terça-feira. A programação conta com 30 atrações, sendo 29 artistas locais, além do tradicional ‘Concurso de Quadrilhas’ , com 28 grupos juninos. Mas, um dos momentos mais esperados no arraial é a pesagem e distribuição de uma iguaria da culinária roraimense: a 'maior paçoca do mundo'!

Exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhão tem novo prazo

Exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhão tem novo prazo

Testes devem ser feitos a cada 2 anos e 6 meses a partir da obtenção ou renovação da carteira de habilitação nas categorias C, D ou E.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi