Geral

PF deflagra operação contra exploração sexual em Roraima

Com a operação Palácios, a Polícia Federal atua para prender suspeitos de participarem de uma organização criminosa que recruta e explora sexualmente mulheres e adolescentes em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami.

Mais uma operação da Polícia Federal foi deflagrada neste sábado (18). Desta vez, em Boa Vista, Roraima. A operação Palácios, para prender suspeitos de participarem de uma organização criminosa que recruta e explora sexualmente mulheres e adolescentes em garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami. Os agentes saíram às ruas para cumprir quatro mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária.

A origem desta ação foram as investigações do caso de aliciamento de uma adolescente de 15 anos, resgatada na última terça-feira (14), em uma abordagem no Rio Mucajaí, quando estava sendo levada para ser explorada sexualmente em garimpos da região. A Política Federal identificou três pessoas envolvidas na logística e na operacionalização do esquema.

O crime era articulado por meio de perfis falsos nas redes sociais. Os aliciadores ofereciam trabalho no garimpo, com a promessa de ganhos altos em dinheiro. Quem aceitava as propostas era conduzida por um motorista para uma pista clandestina de avião, de onde eram transportadas para áreas do garimpo. Como chegavam em condições precárias, as vítimas eram exploradas sexualmente para pagar dívidas, que poderiam passar de R$ 10 mil.

A Polícia Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias de situações de exploração e abusos como essas. Em Roraima, o número é (95) 3621-1500. Vítimas ou outras pessoas que tenham conhecimento desses crimes também podem comparecer à Superintendência da Polícia Federal em Boa Vista.
 
Com informações da Agência Brasil.

Agência Brasil / Por Carolina Pessôa - Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila Santos / Suzana Guimarães - 18/03/2023 18:15:03. Última edição: 18/03/2023 18:15:03

Tags: Operação Palácios Polícia Federal Exploração Sexual Terra Indígena Yanomami

Leia também:

MPF recomenda reforço na segurança de terra indígena no Pará

Sugestão foi enviada ao secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar. O Ministério Público Federal recebeu denúncia de intimidação a indígenas e servidores públicos em Novo Repartimento, no sudeste do estado.

Iniciativa de entrega de marmitas é transformada em cozinha escola

Iniciativa de entrega de marmitas é transformada em cozinha escola

Projeto nasceu, na comunidade Heliópolis, em São Paulo, em meio à crise gerada pela pandemia, com trabalho voluntário. Agora, a alimentação continuará a ser produzida, mas será parte de processo educacional.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi