A Operação Nephelos acontece nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e também em Santos, em São Paulo.
Agentes da Polícia Federal cumprem nesta terça-feira (14), no Rio de Janeiro, um mandado de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão contra uma organização criminosa acusada de tráfico internacional de drogas para países da Europa e da África, a partir do Porto de Itaguaí, no sul do estado.
A Operação Nephelos acontece nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e também em Santos, em São Paulo. Os mandados judiciais foram expedidos pela 4ª Vara Federal do Rio.
A justiça também determinou o bloqueio de bens no valor de mais de R$ 3 milhões, visando a descapitalização do patrimônio da organização criminosa.
Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início a partir da apreensão de 342 kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que estavam escondidas no interior de um contêiner com destino à Europa.
Além do tráfico de drogas, o grupo atuava no comércio ilegal de armas de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis.
Os envolvidos podem ser condenados a penas que somadas, chegam no mínimo aos 17 anos de reclusão, com potencial para ultrapassar 45 anos de reclusão.
Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso - 14/11/2023 11:15:03. Última edição: 14/11/2023 11:15:03