Geral

PF deflagra operação para combater o tráfico internacional de drogas

A Operação Nephelos acontece nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e também em Santos, em São Paulo.

Agentes da Polícia Federal cumprem nesta terça-feira (14), no Rio de Janeiro, um mandado de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão contra uma organização criminosa acusada de tráfico internacional de drogas para países da Europa e da África, a partir do Porto de Itaguaí, no sul do estado.

PF deflagra operação para combater o tráfico internacional de drogas

A Operação Nephelos acontece nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Itaguaí, Itaboraí, Angra dos Reis e também em Santos, em São Paulo. Os mandados judiciais foram expedidos pela 4ª Vara Federal do Rio.

A justiça também determinou o bloqueio de bens no valor de mais de R$ 3 milhões, visando a descapitalização do patrimônio da organização criminosa.

Segundo a Polícia Federal, a investigação teve início a partir da apreensão de 342 kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que estavam escondidas no interior de um contêiner com destino à Europa.

Além do tráfico de drogas, o grupo atuava no comércio ilegal de armas de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis.

Os envolvidos podem ser condenados a penas que somadas, chegam no mínimo aos 17 anos de reclusão, com potencial para ultrapassar 45 anos de reclusão.

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso - 14/11/2023 11:15:03. Última edição: 14/11/2023 11:15:03

Tags: PF Operação Nephelos Tráfico De Drogas Europa África

Leia também:

Governo reforça ações de combate ao fogo no Pantanal

Governo reforça ações de combate ao fogo no Pantanal

Oitenta e sete incêndios foram combatidos no Pantanal, desde que três raios atingiram, em outubro, o Parque Nacional da região, a Reserva do Patrimônio Natural Dorochê e propriedade particular próxima.

Governo cria força penal contra crime organizado

Governo cria força penal contra crime organizado

Grupo atuará na descapitalização das facções criminosas e na estruturação do sistema penitenciário, podendo ser convocado a atuar em qualquer unidade federativa.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi