Justiça de SP decide que cinema e café não podem ser desocupados
Na decisão, juiz autoriza desocupação do local, mas sem qualquer modificação arquitetônica até o pronunciamento definitivo do município quanto ao tombamento.
São cumpridos 6 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (1º) uma operação para reprimir conflitos na Terra Indígena Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, motivados pela existência de grupos rivais dentro de uma mesma comunidade.
As diligências ocorrem na terra indígena e no município de São José do Ouro e contam com 180 policiais federais e militares. São cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão.
De acordo com a PF, a operação teve origem na investigação de tentativas de homicídio na comunidade em agosto de 2022. Um sobrinho do cacique chegou a ser baleado na perna.
“A partir desse fato, teve início uma série de ações de extrema violência perpetradas pela liderança da TI e seus apoiadores contra o grupo adversário, com indígenas tendo casas apedrejadas e sendo expulsos de suas residências, encarceramento de opositores e ataques com arma de fogo que resultaram em três indígenas baleados e hospitalizados”, disse a corporação por meio de nota.
Segundo as investigações, outros indígenas foram perseguidos e castigados com o objetivo de que não prestassem depoimento à Justiça. “A Polícia Federal realizou levantamento de local de crime e uma série de diligências que confirmam as práticas delitivas e indicaram a permanente perseguição aos opositores do cacique e o elevado risco de novos conflitos violentos”, disse a PF.
As ações da PF buscam responsabilizar os suspeitos pelos atos criminosos “e propiciar condições de apaziguamento e unificação das lideranças da parte alta e da parte baixa da Terra Indígena, que compõem a mesma comunidade”.
Por Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 01/03/2023 13:25:06. Última edição: 01/03/2023 13:25:06
Tags: Terra Indígena Cacique Doble Operação Polícia Federal Povos Indígenas
Na decisão, juiz autoriza desocupação do local, mas sem qualquer modificação arquitetônica até o pronunciamento definitivo do município quanto ao tombamento.
O esquema criminoso de pesca ilegal de lagosta ocorria nas praias dos municípios cearenses de Aracati, Fortim e Icapuí, e envolvia pescadores, atravessadores e empresas.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.