Geral

PF desmonta mais de 200 acampamentos ilegais em terras Yanomami

No primeiro mês de operação contra garimpeiros ilegais, foram apreendidas 27 toneladas de cassiterita, mais de 11 mil litros de combustível, 84 balsas e embarcações, duas aeronaves e mais de cem motores e geradores de energia.

A Polícia Federal divulgou o resultado do primeiro mês de operação contra garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami, nos estados de Roraima e do Amazonas.

Até o momento, foram apreendidas 27 toneladas de cassiterita e mais de 11 mil litros de combustível. Além de 84 balsas e embarcações, duas aeronaves, mais de cem motores e geradores de energia. 

No balanço divulgado nessa terça-feira (14), ainda consta o confisco de maquinário para extração de minérios, motosserras, armas e munições. Ainda foram desmontados mais de 200 acampamentos ilegais.

Essa operação tem como alvo pontos de extração ilegal de minério, mas também estruturas de apoio ao garimpo e à cadeia logística - além de interromper as rotas comerciais e linhas de suprimento por onde entram armas, munições e explosivos.

Até agora, já foram mais de 40 procedimentos investigativos relacionados ao garimpo ilegal, resultando em um bloqueio judicial de R$ 65 milhões de reais.

Desde janeiro, a região tem o reconhecimento de emergência sanitária devido ao estado grave de saúde de crianças e idosos indígenas. 

A retirada dos garimpeiros também continua. O espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami será novamente fechado no dia 6 de abril.

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes / Nathália Mendes - 15/03/2023 16:00:22. Última edição: 15/03/2023 16:00:22

Tags: Terra Indígena Yanomami Polícia Federal Operação Libertação

Leia também:

RN: secretário diz que ordem para ataques no estado veio de presídios

Secretário de Segurança Pública diz que detentos estão exigindo "aparelhos de televisão e visitas íntimas" no sistema presidiário; por causa dos ataques, visitas de familiares e advogados aos presos estão suspensas.

Ataques em cidades do Rio Grande do Norte mudam rotina da população

Coleta de lixo, aulas em escolas e universidades, transporte público e exames foram suspensos em Natal e em várias cidades do interior do estado; expectativa é que, se não houver mais ataques, rotina possa ser retomada aos poucos.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi