Geral

PF divulga operação contra garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami

Ações incluem a inutilização de equipamentos, veículos e insumos

A Polícia Federal (PF) divulgou, nesta terça-feira (14), o resultado do primeiro mês de operação contra garimpeiros ilegais na Terra Indígena Yanomami, localizada nos estados de Roraima e do Amazonas. No período, foram apreendidos ou inutilizados 84 balsas ou embarcações, duas aeronaves, 172 geradores de energia, 11,4 mil litros de combustível, além de maquinários para extração de minério, motoserras, mercúrio e uma tonelada de mantimentos dos garimpeiros ilegais. Também foram destruídos 200 acampamentos, com armas e munições, e apreendidas 27 toneladas do minério cassiterita.

PF divulga operação contra garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami
© José Cruz/ Agência Brasil

Os dados contabilizados reúnem informações das ações conjuntas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Federal (PF), da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

De acordo com o diretor de Meio Ambiente e Amazônia (DAMAZ) da Polícia Federal, Humberto Freire, a operação demonstra que a proteção da floresta amazônica será uma das prioridades da Polícia Federal e do estado brasileiro. “Estamos atentos às expectativas que a sociedade brasileira e o mundo têm em relação aos temas relacionados à Amazônia e ao meio ambiente de maneira geral, e atuaremos de forma a garantir os direitos das populações afetadas, enfrentando a criminalidade organizada com o objetivo de alcançarmos todos os elos da cadeia criminosa da mineração ilegal”.

A Reserva Indígena Yanomami está em estado de emergência de saúde pública desde o dia 20 de janeiro em razão do cenário de desassistência sanitária dos povos que vivem no território. A medida foi tomada após equipes do Ministério da Saúde encontrarem crianças e idosos em estado grave de saúde, com desnutrição severa, além de muitos casos de malária e infecção respiratória aguda (IRA).

Por Pedro Lacerda - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 14/03/2023 21:05:15. Última edição: 14/03/2023 21:05:15

Tags: PF Terra Indígena Yanomami Garimpo Ilegal Roraima

Leia também:

Em 2021, nove em cada dez cuidadores em São Paulo eram mulheres

Em 2021, nove em cada dez cuidadores em São Paulo eram mulheres

Levantamento da Fundação Seade reúne dados sobre cuidadores de crianças, idosos, pessoas com deficiência e enfermos. Entre 15% e 26% desses trabalhadores tinham sob sua responsabilidade mais de uma pessoa.

Aluno dá esponja de aço para professora negra em escola no DF

Situação foi gravada dentro de sala de aula. Secretaria Estadual de Educação afirmou que a escola tem autonomia para apurar o episódio.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi