Geral

PF faz operação contra suspeitos de fraudes nas compra de criptomoedas

Ao todo, 100 policiais cumpriram 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no Ceará, Bahia, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo.

A Polícia Federal realizou uma operação em cinco estados, na manhã desta terça-feira (6), contra um esquema fraudulento de compra de criptomoedas na maior plataforma mundial para esse tipo de negociação. Ao todo, 100 policiais cumpriram 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal no Ceará, Bahia, Maranhão, Santa Catarina e São Paulo. 

Os investigados utilizavam dados de cartões de crédito fraudados por meio de um "ataque" cibernético massivo, conhecido como "enumeração". Nesse tipo de golpe, os criminosos geram automaticamente um enorme volume de números de cartões, para realizar compras pela internet, por meio de várias tentativas. Na operação desta terça, a polícia apreendeu cartões em branco, pen-drives e outros aparelhos eletrônicos. 

O grupo é acusado de lavar esse dinheiro, transferindo os ativos adquiridos para outros usuários várias vezes. Isso dificulta o rastreio dos recursos ilegais. De acordo com a Polícia Federal, o valor total do golpe chega a cerca de R$ 19 milhões. As penas somadas para esses crimes podem chegar a 26 anos de prisão. 

As investigações contra o grupo começaram a partir de informações compartilhadas pelo Serviço Secreto norte-americano, e que foram disponibilizadas pela Embaixada dos Estados Unidos. A partir dessa cooperação internacional, as investigações no Brasil foram levadas adiante pela recém-criada Diretoria da Polícia Federal especializada no Combate a Crimes Cibernéticos. 

 

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Paula de Castro/ Marizete Cardoso - 06/06/2023 12:02:10. Última edição: 06/06/2023 12:02:10

Tags: Criptomoedas Fraude Polícia Federal

Leia também:

Ícone da Bossa Nova, cantora Astrud Gilberto morre aos 83 anos

Ela foi a intérprete da versão em inglês para Garota de Ipanema, canção que projetou a Bossa Nova mundialmente e se tornou símbolo do Brasil.

PF faz operação contra falsificação de dinheiro no Rio de Janeiro

Agentes descobriram um laboratório gráfico onde as cédulas falsas eram impressas. No local, foram encontrados impressoras, tintas, equipamentos de impressão e notas prontas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi