Geral

PF faz operação de combate a crimes sexuais contra crianças

As polícia prendeu cinco suspeitas acusadas de compartilharem com um homem vídeos e fotos de abusos sexuais contra os próprios filhos e outras crianças com quem mantinham convívio.

Cinco mulheres foram presas, nesta segunda-feira (31), em operação da Polícia Federal de combate a crimes sexuais contra crianças na internet.  

As suspeitas compartilharam com um homem vídeos e fotos de abusos sexuais contra os próprios filhos e outras crianças com quem mantinham convívio. 

As ações foram realizadas nas cidades de Fortaleza, Maranguape e Juazeiro do Norte, no Ceará; e Belford Roxo, no Rio de Janeiro. 

Um outro mandado de prisão foi expedido pela Justiça, mas o suspeito já está preso. 

A investigação começou em setembro de 2022, após a PF identificar publicações de um usuário em fóruns da DarkWeb, parte obscura da internet, que favorece o anonimato e os cibercrimes.  

O homem, que é psicólogo, tentava convencer mulheres com filhos pequenos para que produzissem e compartilhassem cenas de abuso sexual das crianças. O suspeito foi preso em dezembro do ano passado, em Fortaleza, em uma outra operação da PF.  

Com ele, a polícia apreendeu mais de 12 mil arquivos com os registros dos diálogos com essas mulheres, além de vídeos, fotos e documentos que retratavam de forma explícita os atos criminosos. 

A delegada de Polícia Federal Luciana Mota, da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, explica que foi um tipo de investigação diferente das que estão acostumadas a fazer, pelo fato de as investigadas serem mulheres e mães. 

A delegada Luciana Mota destaca a importância dos Conselhos Tutelares.  

As suspeitas serão indiciadas por crimes como o de estupro de vulnerável, além de outros previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Somadas, as penas podem chegar a 45 anos de prisão.  

Os agentes cumpriram ainda mandados de busca e apreensão; e uma medida cautelar de afastamento do lar. 

A Operação Anêmona foi autorizada pela Justiça Federal e tem o objetivo de interromper os abusos, como também proteção, resgate e identificação de vítimas. 

Agência Brasil / Por Renato Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 31/07/2023 13:40:05. Última edição: 31/07/2023 13:40:05

Tags: PF Operação Crimes Sexuais Crianças Internet

Leia também:

IBGE: Bahia é o estado com maior população quilombola

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelou que quase 70% dessa população está no nordeste.

Parque da Pavuna vai ter piscina com 17 mil metros quadrados

Ao anunciar a criação do Parque, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a obra vai fazer os moradores terem orgulho do bairro.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi