Geral

PF intensifica ações de combate ao garimpo ilegal em terra Yanomami

A Polícia Federal reiterou que as ações de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami estão sendo intensificadas e que serão permanentes e ajustadas conforme a dinâmica dos crimes que forem identificados na região.

A Polícia Federal reiterou que as ações de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami estão sendo intensificadas e que serão permanentes e ajustadas conforme a dinâmica dos crimes que forem identificados na região.  

Segundo a PF, o objetivo é assegurar a preservação do meio ambiente e a segurança dos povos indígenas contra criminosos que ainda atuam na área.  

Somente na última quinta-feira foram destruídas três aeronaves em pistas clandestinas localizadas em regiões próximas à reserva, no estado de Roraima. Também foram inutilizados combustíveis e uma oficina que realizava manutenção de pequenos aviões no garimpo.  

De acordo com a Polícia Federal, ao longo da semana, foram destruídos acampamentos e maquinário encontrados na Terra Indígena Yanomami, em locais que ainda possuem garimpos em atividade.  

Diante de todas as ações contra o garimpo ilegal, que contam com o apoio da Força Aérea Brasileira, levantamentos da PF mostram que em abril deste ano houve uma redução de 96,6% nos alertas originados de imagens de satélite que acompanham as atividades de garimpo ilegal na terra indígena, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em abril de 2022, foram registrados 444 alertas e, neste ano de 2023, apenas 18 para o mesmo período.  

Ainda conforme o balanço da PF, mais de 70 investigações estão em andamento para apurar o envolvimento de integrantes de facções criminosas e de grandes grupos econômicos no financiamento do garimpo ilegal. Só neste ano foram bloqueados ou apreendidos mais de R$ 138 milhões de grupos criminosos.  

Agência Brasil / Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Raquel Mariano/Edgard Matsuki - 06/05/2023 15:15:04. Última edição: 06/05/2023 15:15:04

Tags: Garimpo Terra Yanomami

Leia também:

Destino errado de bateria de carro elétrico põe em risco meio ambiente

Destino errado de bateria de carro elétrico põe em risco meio ambiente

Em função do número crescente de veículos elétricos, proporcionalmente haverá um desafio cada vez maior de fazer o gerenciamento ambientalmente adequado dessas baterias.

Alertas de garimpo caíram 96% em Terra Indígena Yanomami

Alertas de garimpo caíram 96% em Terra Indígena Yanomami

Esta semana foram destruídos acampamentos e maquinário em locais que ainda têm garimpos em atividade e realizada diligências relacionadas aos conflitos entre indígenas e invasores.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi