Geral

PF investiga desvio de bens utilizando estrutura do Estado brasileiro

Operação cumpre mandados de busca e apreensão em dois estados e no DF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (11) a Operação Lucas 12:2, que tem como objetivo investigar a atuação de associação criminosa em crimes de peculato e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, sendo dois em Brasília, um em São Paulo e um em Niterói (RJ).

PF investiga desvio de bens utilizando estrutura do Estado brasileiro
© José Cruz/ Agência Brasil

Em nota, a PF informou que os investigados são suspeitos de utilizar a estrutura do Estado para desviar bens de alto valor patrimonial, entregues por autoridades estrangeiras em missões oficiais a representantes do Estado brasileiro, por meio da venda desses itens no exterior.

“Os valores obtidos dessas vendas foram convertidos em dinheiro em espécie e ingressaram no patrimônio pessoal dos investigados, por meio de pessoas interpostas e sem utilizar o sistema bancário formal, com o objetivo de ocultar a origem, localização e propriedade dos valores”, destacou a corporação.  

Ainda de acordo com a PF, os fatos investigados configuram crimes de peculato e lavagem de dinheiro. As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação das chamadas milícias digitais, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

O nome da operação, segundo a polícia, faz alusão ao versículo 12:2 da Bíblia, que diz: “Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido”.

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 11/08/2023 10:00:11. Última edição: 11/08/2023 10:00:11

Tags: PF Bens Patrimonial Estado Brasileiro Lavagem De Dinheiro

Leia também:

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta sexta-feira (11)

Belo Horizonte, em Minas Gerais, apresenta sol entre muitas nuvens pela manhã e sol entre poucas nuvens à tarde. A temperatura varia entre 13 e 29º C e a umidade relativa do ar vai de 35 a 95%.

Especialistas dizem que linguagem rebuscada dificulta acesso à Justiça

Especialistas dizem que linguagem rebuscada dificulta acesso à Justiça

Primeiros cursos de direito no Brasil foram criados em 11 de agosto de 1827. Desde então, muita coisa mudou, mas a linguagem jurídica continua a mesma, rebuscada e de difícil entendimento.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi