Geral

PF investiga fraudes em testes de covid-19 em Santa Catarina

Laboratórios aplicavam teste-rápido como se fosse RCT-PCR, mais caro

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (25) a operação Teste Falso para apurar o desvio de cerca de R$ 400 mil em verbas federais destinadas à saúde pública no município de Curitibanos (SC).

PF investiga fraudes em testes de covid-19 em Santa Catarina
© Marcello Casal Jr Agência Brasil

A corporação cumpre sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em busca de provas sobre possíveis fraudes na elaboração de exames de covid-19 na cidade. Também foi decretado o sequestro e a indisponibilidade de bens dos envolvidos.

“As investigações apontaram indícios de que alguns laboratórios sediados na cidade catarinense teriam aplicado testes-rápidos de covid-19 nos cidadãos como se fossem do tipo RCT-PCR, que é mais complexo e mais caro para os cofres públicos.”

Ainda de acordo com a PF, a diferença dos custos desses exames, pagos pelo município, pode ter gerado um prejuízo superior a R$ 400 mil.

“O inquérito policial segue em curso e os investigados poderão ser indiciados pela prática dos crimes de peculato, fraude em licitação e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a 23 anos de prisão.”

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Denise Griesinger - 25/05/2023 10:25:34. Última edição: 25/05/2023 10:25:34

Tags: Polícia Federal Teste Rápido Covid-19 Fraude Operação Teste Falso

Leia também:

Congresso debate a qualidade da merenda escolar no Brasil

O encontro, que termina nessa sexta-feira, é voltado para profissionais das áreas de nutrição e educação. Os debates tratam dos desafios e oportunidades relacionados à alimentação escolar.

INSS começa a pagar 13º para quem ganha até 1 salário mínimo

INSS começa a pagar 13º para quem ganha até 1 salário mínimo

De acordo com o INSS, 30 milhões de beneficiários vão receber o repasse em duas parcelas, em maio e junho.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi