Geral

PF investiga grupo responsável por fraudes bancárias milionárias

Operação Cyber Impetum desenvolve ação em quatro estados e no DF

A Polícia Federal (PF) está nas ruas do Distrito Federal e de quatro estados - Maranhão, Piauí, Tocantins e São Paulo - com a Operação Cyber Impetum. A ação desta quinta-feira (16) cumpre 13 mandados de busca e apreensão nestes estados. As investigações apontam que organização criminosa foi responsável por fraudar mais de R$ 1,9 milhão, em janeiro de 2022, de contas bancárias de prefeituras municipais de vários estados.

PF investiga grupo responsável por fraudes bancárias milionárias
© Rovena Rosa/ Agência Brasil

“De acordo com os dados apresentados pela instituição financeira lesada, o grupo criminoso, com uso de engenharia social, realizou acessos e transações fraudulentas, ocasionando prejuízos financeiros aos clientes - pessoas jurídicas, órgãos e entidades governamentais”, explicou a PF em nota.

Após a obtenção dos dados bancários, membro da organização realizou operações pela internet, efetuando transferências eletrônicas para contas bancárias diversas. Além dos clientes que formalizaram o registro de ocorrência ilícita junto à instituição financeira, também foram identificados acessos, que ocorreram em contas de diversos outros clientes que até o momento não registraram contestações. Tal informação indica que o dinheiro desviado pelos criminosos pode superar o montante identificado até o momento.

A PF informou que também estão sendo executadas ordens judiciais de apreensão e bloqueio de bens e valores voltados à descapitalização da estrutura criminosa, com a finalidade recuperar os ativos desviados. São investigados os crimes de organização criminosa, furto qualificado mediante fraude em ambiente cibernético e lavagem de dinheiro.

O nome da operação, Cyber Impetum, é inspirado na expressão em latim que significa ataque cibernético, visto que a investigação identificou atuação dos criminosos que se dedicam a praticar furtos em contas bancárias, atacando de forma cibernética.

Por Karine Melo - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 16/02/2023 11:05:18. Última edição: 16/02/2023 11:05:18

Tags: PF Fraudes Bancárias Estados Operação Cyber Impetum Distrito Federal

Leia também:

Não é não: lei é garantia contra assédio sexual no carnaval

Não é não: lei é garantia contra assédio sexual no carnaval

Atos considerados por muitos como parte da festa, como passar a mão no corpo de alguém ou roubar um beijo, hoje são tipificados como crime de importunação sexual.

Carnaval é feriado? Entenda como fica o trabalho nos dias de folia

Legislação nacional que estabelece quais são os feriados no país não elenca o carnaval como um feriado; a data só se enquadra desta forma quando há uma lei estadual ou municipal que assim determina.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi