Geral

PF mira em garimpeiros ilegais que tentaram matar agentes públicos

Operação Dever Legal cumpre quatro mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal no Pará deflagrou, na manhã desta terça-feira (8), a Operação Dever Legal, que investiga suspeitos de envolvimento com garimpos ilegais e com a tentativa de homicídio contra policiais federais e servidores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). 

PF mira em garimpeiros ilegais que tentaram matar agentes públicos
© Polícia Federal/PA

A PF cumpre quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, todos no município de Itaituba (PA), a 1.320 quilômetros de Belém.

As investigações tiveram início após uma operação conjunta da PF e ICMBio, em abril de 2023, para reprimir garimpagem ilegal em unidades de conservação federais, na região de Itaituba. No curso da operação, enquanto os servidores públicos federais inutilizavam as instalações e o maquinário, eles sofreram uma emboscada e houve a tentativa de homicídio. As investigações policiais indicam que envolvidos com garimpos ilegais alvos da ação teriam realizado os disparos com arma de fogo.

Os alvos da operação desta terça-feira são investigados, dentre outros, por crimes ambientais diversos; de usurpação de patrimônio da União; e tentativas de homicídio qualificado. De acordo com a Polícia Federal, se somadas, as penas podem ultrapassar os 30 anos de prisão.

Por Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Juliana Andrade - 08/08/2023 13:30:11. Última edição: 08/08/2023 13:30:11

Tags: Garimpo Ilegal Polícia Federal Operação Dever Legal Pará ICMbio

Leia também:

Declaração de Belém responderá à urgência de ação imediata na Amazônia

Declaração de Belém responderá à urgência de ação imediata na Amazônia

Países debatem na Cúpula da Amazônia a urgência de ações imediatas e pragmáticas aos desafios sociais que mudanças climáticas impõem à região e ao mundo, diz María Alexandra López.

Metroviários do Recife suspendem greve por 48 horas

Eles retomaram as operações a partir da 0h de hoje (8), após uma segunda reunião de mediação pré-processual comandada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e pelo Ministério Público do Trabalho de Pernambuco, em conjunto com o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco e a CBTU.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi