Geral

PF prende suspeitos de desviarem mais de R$ 4,5 milhões da Caixa

Criminosos prestavam serviços de informática à agências e usavam suas credenciais para ter acesso privilegiado, de uso restrito, ao sistema da Caixa e sacar quantias indevidamente.

A Polícia Federal do Rio de Janeiro desbaratou uma organização criminosa acusada de causar um prejuízo de mais de R$ 4,5 milhões à Caixa Econômica Federal. Um suspeito foi preso e os agentes cumpriram ainda três mandados de busca e apreensão na capital e nas cidades de Nova Iguaçu e Niterói.

De acordo com as investigações, os suspeitos prestavam serviços de informática à agências da região metropolitana do Rio, e se aproveitaram do trânsito livre e de suas credenciais para ter acesso privilegiado, de uso restrito, ao sistema da Caixa. Com a ação, eles entravam em contas sociais digitais do banco e sacavam quantias indevidamente.

O trabalho policial começou após a Polícia Federal ser alertada pela Centralizadora Nacional de Segurança da instituição. Os agentes identificaram ainda que o esquema contou com a participação de um hacker, que já é investigado por outros ataques cibernéticos a contas bancárias e está foragido.

Os suspeitos devem responder aos crimes de peculato, violação de sigilo funcional, invasão de dispositivo informático e furto qualificado, com penas somadas que podem ultrapassar 30 anos de prisão.

Agência Brasil / Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro / Edição: Vitória Elizabeth / Nathália Mendes - 28/02/2023 14:25:07. Última edição: 28/02/2023 14:25:07

Tags: Polícia Federal Caixa Econômica Federal Desvios De Dinheiro

Leia também:

PE: trabalhadores terceirizados estão há quase dois meses sem salários

De acordo com o presidente estadual da Força Sindical e vereador do Recife, Rinaldo Júnior, o problema não é falta de orçamento, mas de gestão, pois as notas fiscais não estariam sendo assinadas para que as empresas contratadas pudessem fazer os repasses.

PF investiga grupo que extraiu 300kg de ouro em terras indígenas

Operação Kukuanaland cumpre mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Santos, expedidos pela Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi, no Tocantins.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi