Geral

PF realiza operação contra crimes eleitorais em municípios do Amapá

A ação deflagrada na manhã desta terça-feira (16) cumpre 16 mandados de busca e apreensão nos municípios amapaenses de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.

A Polícia Federal realiza operação no Amapá após investigação sobre crimes eleitorais que teriam sido praticados nas eleições de 2022. 

A ação deflagrada na manhã desta terça-feira cumpre 16 mandados de busca e apreensão nos municípios amapaenses de Macapá, Santana e Laranjal do Jari.   

Na investigação, a Polícia Federal identificou fortes indícios de esquema de transporte irregular de eleitores e violação de sigilo do voto, relacionados a dois candidatos: um ao cargo de deputado estadual e outro a deputado federal, nas eleições de 2022.  

A ação desta terça-feira é um desdobramento da Operação Maquilagem, deflagrada em outubro do ano passado, em Macapá. Na época, a investigação apurou um esquema de compra de votos e de captação de pessoas para candidaturas femininas fraudulentas, sob o oferecimento de vantagem indevida com recursos do fundo partidário. Tal pratica era uma tentativa de burlar à exigência de percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas.  

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa, transporte irregular de eleitores e violação do sigilo do voto. Em caso de condenação, poderão cumprir pena de até 16 anos de reclusão e pagamento de multa. 

Agência Brasil / Por Madson Euler- Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA / Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso - 16/05/2023 11:45:08. Última edição: 16/05/2023 11:45:08

Tags: Crimes Eleitorais Polícia Federal

Leia também:

Apenas 37% das pessoas que usam internet no celular checam informações

Apenas 37% das pessoas que usam internet no celular checam informações

Pesquisa sobre uso de tecnologias da informação e comunicação nos lares brasileiros revela que 92 milhões de pessoas utilizam um tipo de acesso considerado bastante limitado por especialistas.

Letalidade policial em São Paulo cai com uso de câmeras corporais

Letalidade policial em São Paulo cai com uso de câmeras corporais

Enquanto em batalhões que usam câmeras a queda é de 76,2% entre 2019 e 2022, nos que não utilizam o dispositivo (73 unidades), o recuo na letalidade policial foi de apenas 33,3%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi