Geral

PF vai investigar caso das joias milionárias enviadas para Bolsonaro

Governo teria tentado a liberação de joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, mas os servidores da Receita alegaram que presentes oficiais de governantes estrangeiros ao governo brasileiro obedece a trâmite legal específico.

A Polícia Federal abriu inquérito, nessa segunda-feira(6), para investigar a tentativa de o governo Jair Bolsonaro de trazer ilegalmente joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, em outubro de 2021, pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O prazo de conclusão do inquérito é de 30 dias, com possibilidade de prorrogação, caso seja necessário. Esse inquérito segue em segredo de justiça.

A investigação vai ser conduzida pela Delegacia Especializada de Combate a Crimes Fazendários, da Superintendência em São Paulo.

A participação da Polícia no caso foi solicitada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, já que os fatos, da forma como foram apresentados pela imprensa, podem configurar crimes contra a administração Pública.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, as joias foram encontradas na mochila do assessor do então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Albuquerque teria tentado a liberação dos itens, mas os servidores da Receita alegaram que presentes oficiais de governantes estrangeiros ao governo brasileiro obedece a trâmite legal específico.

Pela legislação, itens com valor superior a mil dólares estão sujeitos à tributação quando ingressam em território nacional.

Nesse caso, além do pagamento de 50% em impostos pelo valor dos bens, seria cobrada multa de 25% pela tentativa de entrada ilegal no país, ou seja, sem declaração às autoridades alfandegárias.

Retidas pelo não pagamento dos tributos devidos, as joias permanecem em posse da Receita.

Toda a abordagem no aeroporto foi devidamente filmada por câmeras de segurança do local.

O Ministério Público Federal recebeu denúncia da Receita Federal e pediu maiores informações sobre o caso. Em nota, o órgão afirmou que o procedimento seguirá sob sigilo para evitar prejuízos à apuração.

***Com informações da Agência Brasil 

Agência Brasil / Por Ana Lúcia Caldas - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Sâmia Mendes/ Marizete Cardoso - 07/03/2023 10:45:11. Última edição: 07/03/2023 10:45:11

Tags: Polícia Federal Inquérito Joias Bolsonaro

Leia também:

Sul: confira a previsão do tempo nesta terça-feira (7)

Curitiba, no Paraná, fica com tempo encoberto no período da manhã, passando a encoberto com chuvisco à tarde. Os termômetros registram mínima de 18 e máxima de 27º C. A umidade do ar é de 50 a 100%.

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta terça-feira (7)

Campo Grande, Mato Grosso do Sul, tem tempo claro com sol pela manhã e encoberto com chuvisco à tarde. A temperatura varia de 20 a 29º C. A umidade do ar registra de 50 a 100%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi