Geral

PGR pede acesso às investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro

Procuradoria quer ver documentos sobre conduta da polícia

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta sexta-feira (14) ao Supremo Tribunal Federal (STF) acesso integral a documentos sobre as investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro.

PGR pede acesso às investigações dos atos golpistas de 8 de janeiro
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Em petição enviada ao ministro Alexandre de Moraes, o subprocurador da República Carlos Frederico Santos afirmou que a medida é necessária para prosseguir na parte da apuração que envolve a conduta de agentes públicos e os financiadores dos atos.

Segundo a procuradoria, três causas são investigadas sobre a “incapacidade operacional” da Polícia Militar do Distrito Federal na contenção da depredação das sedes dos Três Poderes: o afastamento simultâneo dos principais oficiais da corporação no dia dos atos, a ausência efetiva dos substitutos e a omissão das tropas que estavam perto dos vândalos.

O subprocurador quer ter acesso ao protocolo de segurança que foi assinado pelos órgãos do DF dois dias antes dos atos, os pedidos de afastamentos de policiais e relatórios de inteligência produzidos pela PM.

A primeira fase da investigação dos atos golpistas já foi concluída pela PGR. Foram denunciadas ao Supremo 1,3 mil pessoas acusadas de executar e incitar os atos golpistas. As primeiras 100 denúncias serão julgadas na terça-feira (18).

Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília / Edição: Marcelo Brandão - 14/04/2023 19:25:09. Última edição: 14/04/2023 19:25:09

Tags: Atos Golpistas 8 De Janeiro

Leia também:

AGU pede indenização de mais 45 investigados por atos golpistas

AGU pede indenização de mais 45 investigados por atos golpistas

Com a nova ação, o órgão passa a cobrar o ressarcimento financeiro dos prejuízos em seis processos, que envolvem 223 indivíduos, três empresas, uma associação e um sindicato.

Levantamento mostra estereótipo mais comum em abordagens policiais

Durante a pesquisa, da Universidade Federal Fluminense, foram analisadas cerca de 1.200 abordagens. Foi constatado que um percentual maior de pretos e pardos foi abordado quando andava a pé, 68%, em comparação com brancos na mesma situação, 40%.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi