Geral

Pilotos de avião e comissários entram em greve nesta segunda

Em votação virtual encerrada nesse domingo, 70% da categoria disse não à proposta da justiça, que busca mediar o impasse entre trabalhadores e empresários do setor.

Está mantida a greve dos trabalhadores do setor aeroviário do país, depois de recusarem a proposta feita pelo Tribunal Superior do Trabalho, que havia sido aceita pelas empresas de aviação. Em votação virtual encerrada neste domingo (18), 70% da categoria disse não à proposta da justiça, que busca mediar o impasse entre trabalhadores e empresários do setor.

Pilotos de avião e comissários entram em greve nesta segunda
© Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Com a decisão dos aeroviários, fica mantida a greve dos pilotos e comissários, que vai durar duas horas por dia, por tempo indeterminado, nos principais aeroportos do país.

A partir desta segunda-feira (19), os trabalhadores da aviação cruzam os braços, diariamente entre seis e oito horas da manhã, nos terminais de aviação de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza.

O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Henrique Hacklaender, orientou a categoria que, mesmo de braços cruzados, compareça aos aeroportos como forma de somar na reivindicação.

Henrique Hacklaender explicou que, apesar de repor a inflação, a proposta do TST não atende os pontos que dizem respeito aos direitos dos trabalhadores.

Apresentada no último sábado, a proposta do TST concedia a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho da aviação regular, além de outras medidas: reajuste da inflação medida pelo INPC, mais meio por cento de aumento acima da inflação, nos salários e nas diárias nacionais e nos seguros. Também multa por descumprimento do acordo de trabalho, vale-alimentação, entre outras propostas.

A decisão da greve de pilotos e comissários foi tomada, em assembleia na última quinta-feira, por não conseguirem renovação no acordo trabalhistas com as empresas de aviação e nem recomposição salarial, além de direitos trabalhistas.

Em nota, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, havia informado que “as negociações com a categoria foram iniciadas em outubro” e que buscou “garantir os direitos dos colaboradores e a continuidade da prestação dos serviços essenciais de transporte aéreo para a população enquanto durarem as negociações”.

De acordo com o Sindicato dos Aeroviários, o intervalo de duas horas para a paralisação foi definido em “respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo”. Além disso, os voos “com órgãos para transplante, enfermos a bordo, e vacinas, não serão paralisados”.

 

Agência Brasil / Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília - 18/12/2022 17:25:05. Última edição: 18/12/2022 17:25:05

Tags: Greve Aviação Pilotos Comissário

Leia também:

Aeronautas mantém greve marcada para esta segunda-feira

Entre os 5,7 mil votantes, 76,4% rejeitaram proposta mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho de reposição de 100% do INPC mais 0,5% de ganho real.

Lula vai ter 37 ministério, nomes serão anunciados no próximos dias

Lula vai ter 37 ministério, nomes serão anunciados no próximos dias

O governo eleito vai repetir o número de Ministérios que Lula tinha, no fim do seu segundo mandato, em 2010.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi