Geral

Plano Brasil Sem Fome é aprovado e terá 3 eixos de atuação

A ideia é tirar país do Mapa da Fome e reduzir taxas de pobreza

O governo federal prepara um conjunto de ações e programas com o objetivo de tirar o país do Mapa da Fome, reduzir as taxas de pobreza e de insegurança alimentar e nutricional.

Plano Brasil Sem Fome é aprovado e terá 3 eixos de atuação

A nova política recebeu o nome de 'Plano Brasil Sem Fome' e foi aprovada pelo pleno da Caisan, Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, que reúne 24 ministérios.

Nesta quarta-feira, em coletiva de imprensa em Teresina, capital do Piauí, Valéria Burity, secretária Extraordinária de Combate à Fome, do Ministério do Desenvolvimento Social, explicou os três eixos do Plano Brasil sem Fome.

Segundo Valéria Burity, o novo plano foi inspirado em programas como o Fome Zero e o Brasil sem Miséria, e leva em conta o contexto de aumento da desigualdade social no país.

A ação vai contar com caravanas para realizar pactos com os estados e municípios visando o combate à fome, além de busca-ativa para chegar às pessoas que sofrem, principalmente, com insegurança alimentar grave.

Sobre esse aspecto, a coordenadora-geral de Apoio à gestão do Sisan, Luiza Trabuco, destacou que a meta é que o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional se assemelhe ao Sistema Único de Saúde.

De acordo com dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil, a fome avançou no país em 2022 e atinge 33 milhões e 100 mil pessoas.

A cerimônia de lançamento do Plano Brasil sem Fome está prevista para esta quinta-feira, em Teresina, Piauí, com a participação do presidente Lula.

Agência Brasil / Por Daniella Longuinho - repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque - 30/08/2023 20:10:04. Última edição: 30/08/2023 20:10:04

Tags: Plano Brasil Sem Fome

Leia também:

Novos projetos vão integrar o Plano de Saúde nas Favelas do Rio

Novos projetos vão integrar o Plano de Saúde nas Favelas do Rio

Iniciativas promovem segurança alimentar, educação, empregabilidade, saúde mental, sustentabilidade e comunicação nas comunidades do estado.

Transporte público: GO e DF pedem mudanças na gestão do sistema

Transporte público: GO e DF pedem mudanças na gestão do sistema

Por ser interestadual, o transporte na região é responsabilidade federal, no caso da ANTT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres. Em média, cerca de 150 mil pessoas usam o sistema todos os dias.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi