Geral

Plataforma reúne informações sobre povos indígenas isolados

Uma das ideias é reunir informações, tais como as condições de saúde, empreendimentos e outros tipos de fatores que estejam ameaçando os povos da região, como explica Fábio Ribeiro, antropólogo e coordenador executivo do Observatório.

A Terra Indígena do Vale do Javari, na fronteira entre o Amazonas e o Peru, concentra a maior quantidade de indígenas em isolamento voluntário do mundo. De acordo com o Instituto Socioambiental, são 19 povos na região. 

Plataforma reúne informações sobre povos indígenas isolados

A partir de agora, uma plataforma de monitoramento desses povos reúne informações de bancos de dados públicos e de levantamentos feitos pelo Observatório dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato. Uma das ideias é reunir informações, tais como as condições de saúde, empreendimentos e outros tipos de fatores que estejam ameaçando os povos da região, como explica Fábio Ribeiro, antropólogo e coordenador executivo do Observatório. 

O projeto é do Observatório dos Povos Indígenas Isolados e abrange o território ocupado pelos indígenas em isolamento voluntário que vivem na porção brasileira da Amazônia. Ele foi lançado no último dia 15, data que lembra o aniversário de Bruno Pereira, assassinado em junho do ano passado. O indigenista também foi o fundador do Observatório e um dos idealizadores do projeto, fazendo parte da primeira equipe técnica. 

O Observatório também esclarece que as localizações dos registros aparecem com as coordenadas deslocadas, propositalmente, para evitar a identificação exata dos territórios desses povos, e evitar, assim, risco de ataques contra eles. 

Cerca de 30 registros de povos indígenas isolados já foram confirmados pela Funai, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, que também contabiliza outras 26 referências em estudo e mais 60 registros de informação. Ao todo, são 114 registros de povos isolados, como explica o antropólogo Fábio Ribeiro. 

O nome escolhido para plataforma geoespacial é "Mopi", que no idioma zo’é significa “fazer ferroar” e remete tanto a oferecer medicina aos aliados, quanto veneno aos inimigos. A plataforma conta com a parceria com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira e a Operação Amazônia Nativa. 

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís / Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista - 27/08/2023 08:45:22. Última edição: 27/08/2023 08:45:22

Tags: Povos Indígenas

Leia também:

Megaestrutura e mau tempo esperam público para show em Copacabana

Megaestrutura e mau tempo esperam público para show em Copacabana

Expectativa da prefeitura e dos organizadores é de que o evento atraia mais de 1 milhão de pessoas. Show do DJ Alok celebra os 100 anos do hotel Copacabana Palace.

Aeroporto de Congonhas tem voos cancelados neste sábado (26)

Aeroporto de Congonhas tem voos cancelados neste sábado (26)

O motivo dos cancelamentos e atrasos foi uma comunicação equivocada que indicava o sequestro de um avião que vinha de Recife, na noite dessa sexta-feira (25).

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi