Geral

Polícia Civil do RS prende 31 pessoas por aplicar golpe dos nudes

No golpe, os suspeitos trocavam imagens de jovens mulheres com homens usuários de redes sociais. Depois afirmavam que eram meninas com menos de 18 anos e passavam a pedir dinheiro para não levar o caso à polícia.

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu ao menos 31 pessoas que extorquiam vítimas no chamado golpe dos nudes. Essa é a Operação Cantina, que apura também lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Os agentes cumpriram 102 ordens judiciais em 11 cidades, incluindo as capitais Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, e Florianópolis, de Santa Catarina. A investigação encontrou 80 vítimas em 11 estados. A preferência dos criminosos era por profissionais liberais, como médicos, dentistas, engenheiros e empresários.

No golpe dos nudes, os suspeitos trocavam imagens de jovens mulheres com homens usuários de redes sociais. Depois afirmavam que eram meninas com menos de 18 anos e passavam a pedir dinheiro para não levar o caso à polícia.

O esquema era conduzido de dentro de presídios gaúchos. Segundo o delegado Rafael Liedtke, que conduz as investigações, o esquema gerou lucro de 450 mil reais aos suspeitos. Parte dos valores passou, inclusive, por cantinas de prisões.

De acordo com a polícia gaúcha, o dinheiro obtido com os golpes era dividido entre “laranjas” do grupo criminoso, até que dinheiro voltasse para os responsáveis pelas extorsões. O dinheiro era usado pelo grupo para adquirir drogas, armas, veículos e imóveis.

Agência Brasil / Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília / Edição: Rádio Nacional/ Marizete Cardoso - 29/05/2023 13:25:09. Última edição: 29/05/2023 13:25:09

Tags: Golpe Dos Nudes Rio Grande Do Sul Polícia Civil

Leia também:

Evento debate no Rio hidrogênio como fonte energética

Ideia é discutir desenvolvimento da cadeia de valor do elemento químico, em especial sua comercialização e uso. Congresso vai até a próxima quarta-feira (31).

Polícia Civil do RS prende 33 participantes de grupo de extorsão

Criminosos entravam em contato com homens por meio de perfis falsos de mulheres jovens, em redes sociais para obter fotografias das vítimas nuas e passavam a extorquir as vítimas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi