Ministério diz que indígenas estão desassistidos em Santa Catarina
Segundo a pasta, o governo estadual não cumpriu as contrapartidas pactuadas com lideranças da população Xokleng, em meio ao imbróglio envolvendo a Barragem Norte.
Eles atuam na Vila Cruzeiro, Complexo da Maré e Cidade de Deus
Mil policiais fazem nesta segunda-feira (9) ações em três conjuntos de favelas do Rio de Janeiro. Os agentes das forças de segurança do estado atuam na Vila Cruzeiro (Complexo da Penha), Complexo da Maré e Cidade de Deus.
As ações fazem parte da Operação Maré, anunciada no fim de setembro pelo governo fluminense, em parceria com o governo federal.
A operação foi desencadeada depois de investigações policiais mostrarem que criminosos da Maré, na zona norte da cidade, usavam um espaço público de lazer para treinar seus homens em táticas de guerrilha.
O governo fluminense já havia anunciado que ações poderiam ser realizadas também em outras comunidades.
Tanto a Cidade de Deus, na zona oeste, quanto o Complexo da Penha, na zona norte, são controlados pelo Comando Vermelho, facção criminosa cujos integrantes, segundo a polícia, estariam envolvidos na morte dos três médicos na semana passada, na Barra da Tijuca.
Ainda não há informações sobre os objetivos específicos das ações desta segunda-feira e nem se há participação de forças de segurança federais.
Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Graça Adjuto - 09/10/2023 07:05:19. Última edição: 09/10/2023 07:05:19
Tags: Polícia Operação Maré Favelas Rio De Janeiro
Segundo a pasta, o governo estadual não cumpriu as contrapartidas pactuadas com lideranças da população Xokleng, em meio ao imbróglio envolvendo a Barragem Norte.
Há mais de 200 anos, a procissão recebe romeiros de todo o Pará e de outros lugares do Brasil, que vão pagar promessas à Santa.
Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.
Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.