Geral

Polícia Federal prende investigado de participação em atos golpistas

Mandado de prisão foi cumprido no Distrito Federal

Policiais federais prenderam na manhã desta quinta-feira (23) mais um investigado de participação dos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Polícia Federal prende investigado de participação em atos golpistas
© José Cruz/ Agência Brasil

O mandado de prisão preventiva foi cumprido em endereço no Riacho Fundo, cidade do Distrito Federal, em mais uma fase da Operação Lesa Pátria. A pessoa, que não foi identificada, é suspeita de incitar os atos antidemocráticos e um dos administradores dos recursos que financiavam as ações.

De acordo com a PF, as investigações indicam ainda que o preso teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no Quartel Geral (QG) do Exército, em Brasília.

A PF diz que os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

*Com informações da PF

Por Agência Brasil* - Brasília / Edição: Valéria Aguiar - 23/03/2023 12:35:45. Última edição: 23/03/2023 12:35:45

Tags: PF Ato Golpista Distrito Federal Operação Lesa Pátria

Leia também:

Metrô de SP aceita liberar catracas em dia de greve de metroviários

A medida, proposta pelo Sindicato dos Metroviários, será colocada em breve ainda na manhã desta quinta-feira (23), assim que os metroviários voltarem aos seus postos de trabalho.

AGU institui grupo voltado à proteção dos biomas

AGU institui grupo voltado à proteção dos biomas

Equipe contará com 19 procuradores federais e 8 advogados da União, responsáveis por atuar prioritariamente em causas da União, Ibama, ICMBio e Iphan.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi