Geral

Polícia identifica responsável por despejo irregular no Rio Guandu

Empresa vai responder por crime ambiental e pagará multa

A empresa Burn Indústria e Comércio, que atua no ramo de higiene e limpeza, com sede em Queimados, na Baixada Fluminense, é a responsável, de acordo com a Polícia Civil, pelo despejo irregular de produto presente nos detergentes no Rio Guandu, que provocou a paralisação da captação de água para tratamento, na segunda-feira (28), deixando sem abastecimento de água quase 11 milhões de pessoas. A previsão é que o abastecimento fique normalizado nas próximas 48 horas.

Polícia identifica responsável por despejo irregular no Rio Guandu
© Inea/Divulgação

A empresa vai responder por crime ambiental e a multa aplicada pode chegar a R$ 50 milhões. O vice-governador do estado do Rio, Thiago Pampolha, que também responde pela Secretaria de Meio Ambiente, disse que a empresa Burn Indústria e Comércio será punida de forma exemplar.

“Nós vamos usar todos os agravantes que fizerem sentido para que a gente possa punir de forma exemplar, na medida e na proporção que o caso exige, sem cometer injustiças, mas dando o exemplo. O estado do Rio não pode aceitar esse tipo de crime ambiental de forma pacífica, precisamos realmente aqui de muita energia do estado”, afirmou o vice-governador.  A empresa opera também na fabricação de produtos têxteis para uso doméstico. Na página da Burn Indústria e Comércio, ela é descrita como empresa de pequeno porte, que tem 20 funcionários registrados em sua folha.

A Polícia Civil vai pedir também a interdição da empresa. Outras fábricas serão visitadas, nesta quarta-feira (30), para identificar se houve mais despejos que provocaram a paralisação da Estação de Tratamento (ETA) Guandu.

A Agência Brasil entrou em contato com a Burn Indústria e Comércio, acusada de ser a responsável pelo grande volume de subfarctante (composto presente nos detergentes) no Rio Guandu, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro / Edição: Graça Adjuto - 30/08/2023 08:35:08. Última edição: 30/08/2023 08:35:08

Tags: Rio Guandu Rio De Janeiro Despejo Irregular Responsável Identificação

Leia também:

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (30)

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (30)

João Pessoa, na Paraíba, apresenta sol entre muitas nuvens. A temperatura mínima é de 23 e a máxima de 32º C. A umidade relativa do ar vai de 65 a 95%.

Geometria e arte cinética compõem retrospectiva de Sérvulo Esmeraldo

Geometria e arte cinética compõem retrospectiva de Sérvulo Esmeraldo

Mostra no CCBB São Paulo traz xilogravuras que o artista produziu ainda no início da carreira, na década de 1950, baseadas em elementos como folhas e conchas.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi