Geral

Polícia investiga morte de líder quilombola assassinado no Maranhão

O líder quilombola José Alberto Moreno Mendes foi assassinado, na última sexta-feira, em frente à casa onde morava, no Território Monge Belo, em Itapecuru-Mirim, a 120 km da capital do Maranhão, São Luís.

Continuam as investigações sobre a morte do líder quilombola José Alberto Moreno Mendes, na última sexta-feira, em frente à casa onde morava, no Território Monge Belo, em Itapecuru-Mirim, a 120 km da capital do Maranhão, São Luís.  

Polícia investiga morte de líder quilombola assassinado no Maranhão

Os pistoleiros estavam em uma moto e dispararam cinco vezes contra a vítima.

O assassinato de Doka, como era conhecido, levou o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos a emitir nota pedindo intervenção da segurança pública estadual para apurar o caso.  

O Conselho lembrou que pelo menos 50 quilombolas foram assassinados no estado, nos últimos dezoito anos.        

De acordo com a Campanha Nacional de Combate à Violência no Campo, quatro, em cada dez assassinatos, ocorreram no Maranhão.

O Território Monge Belo abriga atualmente 257 famílias e espera por titulação desde 2004. Em junho de 2015, o Incra publicou uma Portaria de Reconhecimento do território de Monge Belo.

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania lamentou o assassinato do líder quilombola. A pasta informou que outras 167 comunidades quilombolas do Maranhão aguardam a titulação do território; e disse que o reconhecimento oficial da posse da terra seria essencial para trazer segurança jurídica e acabar com os conflitos.

A Conferência Nacional dos Bispos também lamentou a morte de José Alberto.

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão informou que uma equipe do Instituto de Criminalística foi enviada para fazer a perícia no local do crime e que a Polícia Civil está investigando, mas não deu detalhes sobre a apuração.

Agência Brasil / Por Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís - MA - 30/10/2023 13:25:23. Última edição: 30/10/2023 13:25:23

Tags: Líder Quilombola José Alberto Moreno Mendes Doka

Leia também:

Sete voos foram cancelados nesta segunda-feira em Congonhas

Sete voos foram cancelados nesta segunda-feira em Congonhas

Número representa 9% das saídas programadas. A maioria dos cancelamentos está relacionada às condições do tempo no destino do voo.

Incra finaliza cadastro de terras indígenas

Incra finaliza cadastro de terras indígenas

Decisão abrange 446 áreas que representam mais de 100 milhões de hectares, além de outras 11 Terras Indígenas (TIs) homologadas em processo final de regularização.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi