Geral

Polícia investiga pesca e comercialização ilegal de lagosta no Ceará

O esquema criminoso de pesca ilegal de lagosta ocorria nas praias dos municípios cearenses de Aracati, Fortim e Icapuí, e envolvia pescadores, atravessadores e empresas.

No Ceará, quase 250 toneladas de lagosta com indícios de serem provenientes da pesca ilegal foram identificadas pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente. Nesta quarta-feira, 240 agentes da Polícia Federal saíram às ruas para combater os crimes ambientais relacionados à pesca e comercialização ilícita da mercadoria, conforme explica o delegado Alan Robson Alexandrino.

Ao todo, foram cumpridos 60 mandados judiciais em municípios cearenses, além de duas cidades no Rio Grande do Norte e na Bahia.

O esquema criminoso de pesca ilegal de lagosta ocorria nas praias dos municípios cearenses de Aracati, Fortim e Icapuí, e envolvia pescadores, atravessadores e empresas. De acordo com as investigações, há indícios de que os criminosos usavam documentos falsos para que o produto da pesca ilegal fosse inserido no mercado nacional e internacional.

Além da pesca ilegal, o grupo responderá pelos crimes de: obstrução da fiscalização ambiental; falsidade ideológica; receptação; associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas de até 34 anos de prisão.

No início de fevereiro, a Polícia Rodoviária Federal já havia feito duas prisões por venda ilegal de lagosta no Rio Grande do Norte. O período de defeso das espécies lagosta vermelha, lagosta verde e lagosta pintada dura até o próximo dia 30 de abril, ficando proibido o transporte, processamento e comercialização desses produtos. 

 

Agência Brasil / Por Gabriel Côrrea - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA) / Edição: Nadia Faggiani - Marizete Cardoso - 01/03/2023 12:47:06. Última edição: 01/03/2023 12:47:06

Tags: Polícia Federal Pesca Ilegal Lagosta Ceará

Leia também:

Censo 2022: IBGE encerra fase da coleta domiciliar da pesquisa

Os primeiros resultados devem ser divulgados no final de abril, de acordo com a entidade.

União de Maricá, Sereno de Campo e Acari sobem para Série Ouro

As três escolas vão se juntar à Império Serrano, que ficou em último lugar na apuração do Grupo Especial este ano.

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Brasília recebe a maior feira de arte indígena já realizada no país

Exposição, que faz parte do Festival Brasil é Terra Indígena, mostra potencial de produção sustentável no centro da capital federal.

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Uso de imagem do Bondinho Pão de Açúcar gera polêmica nas redes

Em nota, a empresa que administra o Bondinho diz que não restringe o uso das imagens e que o propósito da notificação enviada ao ITS foi apenas esclarecer as regras para isso.

Este site usa cookies para fornecer serviços e analisar o tráfego. Saiba mais. Ok, entendi